27.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

Cidades do MS completam aniversário nesta terça-feira

Paraíso das Águas é o município mais novo, com 22 anos, já Camaputã celebra 77 anos

Com trajetórias distintas, mas igualmente marcadas pela luta e pelo espírito de comunidade, Paraíso das Águas e Camapuã celebram neste 30 de setembro mais um ano de emancipação político-administrativa.

Enquanto Paraíso das Águas, o município mais jovem de Mato Grosso do Sul, comemora 22 anos desde o plebiscito que autorizou sua criação, Camapuã chega aos 47 anos como referência regional, especialmente na pecuária de corte.

Emancipada em 30 de setembro de 1948, Camapuã completa neste ano seus 47 anos de emancipação político‑administrativa. Conhecida como a “Capital do Bezerro de Qualidade”, Camapuã se destaca pela pecuária de excelência, pela força da agricultura, pelo calor humano de sua população, hoje estimada em pouco mais de 13 mil habitantes.

Sua origem remonta aos tempos dos jesuítas, passando por expulsões, abandono e retomadas, até tornar‑se município. O nome, vindo do tupi‑guarani, remete aos morros da região (“seios erguidos”), uma marca da paisagem que inspira e rememora o passado.

Paraíso das Águas

(Foto: Reprodução)

Mais jovem, mas já cheia de vida, Paraíso das Águas comemora também nesta data seus 22 anos de emancipação política. Oficialmente instalada como município em 2009, é a mais nova das cidades de Mato Grosso do Sul. Com cerca de 5 mil habitantes, carrega em si o vigor de quem constrói a estrada, de quem acredita no futuro.

Desde o plebiscito de 2003 até a decisão no STF (Supremo Tribunal Federal) que confirmou sua emancipação, Paraíso das Águas superou desafios. Hoje, celebra seus dias com shows, fanfarras, manifestações culturais que reforçam laços e afirmam a comunidade.

Fonte: Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Homem sobe em caixa d’água da Rodoviária e mobiliza Bombeiros e Polícia Militar em Três Lagoas

Ato arriscado terminou sem feridos e com os degraus de acesso à estrutura serrados pelos militares

Boletim Epidemiológico – 10 de fevereiro de 2026

Atualização dos casos de Covid-19, Dengue, Chikungunya, Zika e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Três Lagoas

Comissão aprova projeto de Pollon que cria o programa “Minha Primeira Arma” para promover acesso subsidiado à primeira arma de fogo

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado (CSPCCO) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2959/2025, de autoria do...