34.5 C
Três Lagoas
sábado, 27 de setembro, 2025

Tradição viva em Três Lagoas: Cosme e Damião, fé, doces e solidariedade

Devoção aos santos “médicos” e a alegria dos Ibejis movem fiéis na cidade, com a tradicional distribuição de guloseimas e pedidos de cura e proteção.

O dia 27 de setembro é uma data especial no calendário religioso brasileiro, marcada pela celebração de Cosme e Damião, santos que, em vida, foram médicos e se notabilizaram por realizar a caridade, especialmente para as crianças. A devoção a eles transcende as fronteiras religiosas, sendo um dia de memória, ancestralidade e, claro, muitos doces.

Em Três Lagoas, essa tradição se mantém viva e pulsante. Conversamos com Dona Dovanir, proprietária de uma loja de artigos religiosos na cidade, que compartilhou a importância dessa data.

Para Dona Dovanir, os gêmeos, após seu falecimento, se tornaram santos e passaram a fazer “caridade para as crianças”, o que explica a comemoração com festas, doces e a alegria infantil. Mas a fé vai além: “Se você tiver alguma coisa, sim, muito necessitada em sua vida, e você fazer um pedido para Cosme e Damião, com bastante fé, acender uma velinha rosa e azul, Cosme e Damião vai te ouvir e vai te ajudar você a resolver a sua situação”, garante a devota.

Foto: Vinícius Leal

Devoção Local e a Festa da Caridade

A procura por artigos religiosos ligados aos santos é grande em Três Lagoas. Dona Dovanir confirma que muitos fiéis buscam as velas rosa e azul, imagens e orientações sobre como fazer seus pedidos.

Na sua casa, a tradição é levada a sério, com a realização de uma grande festa para as crianças. Este ano, a celebração foi adiantada para o dia 13 de setembro, mas manteve o formato grandioso e caridoso. A festa começa com pratos quentes, como cachorro-quente ou macarronada, sendo esta última temperada com frango, pois, segundo a crença da casa, os santos não apreciam carne moída, que é chamada de “boi ralado”.

Em seguida, vêm os aguardados refrigerantes e doces à vontade, além do tradicional aparador de frutas, onde as pessoas podem levar as frutas de sacola para casa. Segundo Dona Dovanir, a celebração, que ocorreu no Templo da Sigana Rosita, na Rua Juleide Pérez Sabox, 62, no Interlagos, reuniu cerca de 120 a 130 pessoas, demonstrando a força da fé na região.

Cura, Proteção e Contato

A leveza e a alegria da data, com a distribuição de afeto e guloseimas, servem como um lembrete da necessidade de cura e solidariedade.

Dona Dovanir, também conhecida como Dovanir de Oxalá, se coloca à disposição para aqueles que desejam saber mais sobre a religião, conhecer a história de Cosme e Damião, ou buscar artigos religiosos para proteção e cura no dia a dia.

Para quem busca orientação ou mais informações, o contato é pelo número: (67) 99320-8023.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Fila não anda sem conversa: só o “sim” da família pode mover transplantes em MS

Atualmente, mais de 250 pacientes esperam por rim ou fígado Neste sábado, 27 de setembro, Dia Nacional da Doação de Órgãos, a chance de recomeço...

MS celebra o Dia Mundial do Turismo destacando ecoturismo em Bonito e Pantanal

No Dia Mundial do Turismo, estado celebra conquistas em Bonito e Pantanal e reforça liderança internacional em práticas sustentáveis No Dia Mundial do Turismo, comemorado...

Três Lagoas relembra 15 anos do ciclone que deixou rastro de destruição

Vendaval de 2010 matou uma pessoa, deixou dezenas de desabrigados e marcou a memória da cidade Há exatos 15 anos, em 27 de setembro de...