Policial – 17/01/2013 – 12:01
O Presidente do Sintiespav de Três Lagoas, João Andrade, em entrevista à Rádio Caçula nessa quarta feira (16), falou sobre a greve que se instalou na Unidade de Fertilizantes.
Ele disse que na terça feira (15) ouve a paralisação de alguns colaboradores por causa do valor dos salários. A data base é dia 1º de maio, mas os exigiu-se um adiantamento, já que algumas categorias, que estavam com os salários defasados, tiveram reajuste.
No mesmo dia, a tarde, o Sindicato, com uma comissão de trabalhadores e representantes da empresa combinaram que no dia seguinte (16), as 6:00, haveria uma reunião em Assembléia para criar uma pauta de reivindicações que seria levada à apreciação. Nessa Assembléia, todos os trabalhadores seriam ouvidos e uma comissão seria criada para, então, apresentar as exigências acordadas. Aumento de salário, baixa do campo e problemas com desvios de função estariam entre os temas a serem discutidos.
Na data combinada para realização da Assembléia, os representantes do sindicato foram barrados por um grupo de força externa que não pertence a categoria, já que apenas os Sindicatos de Construção Civil Pesada e Construção Civil Leve tem legalidade para tratar desses assuntos.
Para evitar um confronto, eles se retiraram. A hostilidade dos funcionários que estavam em frente à empresa, levou o presidente a registrar um Boletim de Ocorrência visando preservar direitos e resguardar sua integridade física.
João acredita que essas pessoas fazem parta da “Federação”, um órgão superior ao Sindicato, já que o mesmo é filiado à ela. Porém, a Federação pode apenas tomar frente em uma negociação quando o convite parte do próprio Sindicato.
O Sintiespav, no momento, espera um posicionamento do Consórcio UFN3. Segundo informações, a empresa espera uma resposta do Ministério Público para prosseguir com as negociações
Quem quiser consultar o Sindicato e sanar dúvidas, ele localiza-se na Rua José Lopes, 2079, no Bairro Jardim Oiti em Três Lagoas. Ele encontra-se a disposição para consultas e conta com auxilio jurídico.
Fonte: Da Redação / Rádio Caçula


