29.6 C
Três Lagoas
sábado, 27 de dezembro, 2025

Tragédia no céu de MS: médico e pecuarista morre em queda de aeronave

Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, era piloto experiente e tinha fazendas em três estados

O pecuarista e médico ortopedista Ramiro Pereira de Matos, de 67 anos, morreu na manhã desta terça-feira (16) após a queda de uma aeronave no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Ele pilotava sozinho o avião, que caiu enquanto se dirigia a uma de suas propriedades rurais, localizada em Figueirópolis do Oeste (MT).

Natural de Presidente Prudente (SP), Ramiro vivia em Araçatuba e mantinha fazendas nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Apesar de formado em medicina, nunca exerceu a profissão, atuando exclusivamente como agropecuarista. Era casado e avô de duas netas.

PERFIL

Ramiro era considerado um piloto experiente e possuía toda a documentação necessária para operar aeronaves, com habilitação válida até agosto de 2026. No momento do acidente, ele conduzia um monomotor modelo Cessna P210N, de matrícula PS-FDW, que havia sido modificado e era considerado uma aeronave rara.

A decolagem foi realizada no Aeroporto Estadual de Araçatuba (SP). A aeronave desapareceu dos radares durante o trajeto, já na divisa entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a cerca de 166 quilômetros de Cuiabá.

TRAJETO

De acordo com o serviço de rastreamento de voos FlightRadar24, o avião caiu após desaparecer dos radares a 90 milhas náuticas da capital mato-grossense. A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que havia condições meteorológicas adversas na região, com chuva intensa e trovoadas no momento do acidente.

As causas da queda ainda estão sendo apuradas pelas autoridades competentes.

AERONAVE

O avião pilotado por Ramiro era um Cessna P210N, uma versão pressurizada do modelo C210 Centurion. A aeronave era considerada rara, pois havia sido modificada: o motor a pistão original (Continental TSIO-520) foi substituído por um motor turboélice Allison/Rolls-Royce Model 250.

Esse tipo de motor é derivado de modelos usados em helicópteros como o Bell 407 e o MH-6 Little Bird, o que confere à aeronave características únicas de desempenho e potência.

Com informações Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...