24.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 29 de outubro, 2025

Acolhe e Protege: Governo de MS reforça enfrentamento à violência contra mulheres, crianças e adolescentes

Programa MS Acolhe e Protege reforça plantões da Polícia Civil e amplia resposta a casos de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

O Governo de Mato Grosso do Sul – via Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) – instituiu o Programa MS Acolhe e Protege, que será executado em caráter extraordinário e temporário pela Polícia Civil, permitindo que delegados, escrivães e investigadores realizem mais 1.250 plantões além da jornada mensal. Assim, o atendimento e a apuração de crimes de violência doméstica serão ampliados, especialmente, em Campo Grande e em Dourados.

Em um cenário de preocupante aumento dos índices de violência doméstica no Estado, conforme dados oficiais da Sejusp, a medida emerge para fortalecer todo o sistema de proteção às vítimas de violência doméstica. Atualmente, a Polícia Civil registra uma média de 1.725 ocorrências por mês de violência doméstica no Estado.

Tal trabalho envolve diligências complexas, como pedidos de medidas protetivas, buscas e apreensões, oitivas especializadas e representações por prisão preventiva, que serão reforçadas com os plantões extras a serem realizados na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher) e Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente), em Campo Grande, e na DAM (Delegacia de Atendimento à Mulher ) de Dourados.

Outras unidades estratégicas também podem receber o reforço, conforme for verificado a necessidade de otimizar a atuação da polícia judiciária. Cada plantão terá duração de 12 horas consecutivas, com pagamento de uma verba indenizatória de R$ 200, limitada a 60 horas mensais por servidor. O custo máximo estimado é de R$ 250 mil por mês.

“O reforço no efetivo nos plantões de Campo Grande e de Dourados possibilitará um atendimento com maior celeridade e qualidade. Proporcionando agilidade na pronta resposta do Estado aos crimes perpetrados, impactando consideravelmente nos índices de criminalidade”, pontuou o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lucio.

Foto Saul Schramm
Casa da Mulher Brasileira é onde fica instalada a Deam, com atendimento 24 horas

Já o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, destacou que a medida garante reforço imediato enquanto se conclui o concurso público para a contratação de 400 novos policiais civis. “O Governo, por meio da Sejusp, segue fortalecendo os mecanismos de enfrentamento à violência. O MS Acolhe e Protege vai assegurar maior capacidade de resposta da Polícia Civil, oferecendo acolhimento qualificado às vítimas e mais eficiência no combate a esse tipo de crime”, afirmou.

O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que vem conduzindo reuniões sobre pautas ligadas à violência doméstica, ressaltou a prioridade do tema dentro do planejamento estratégico do Governo de Mato Grosso do Sul.

“A violência doméstica hoje figura entre as principais demandas das forças de segurança. O Governo do Estado está unindo esforços para fortalecer a rede de proteção às vítimas e garantir que os autores sejam responsabilizados com a agilidade que a sociedade espera. Esse é um compromisso de gestão, que envolve não apenas repressão, mas também prevenção e articulação institucional”, frisa.

Nos últimos meses, a Polícia Civil já registrou avanços significativos no enfrentamento à violência doméstica, com a criação de Grupos de Trabalho (GTs) na Delegacia-Geral para revisar procedimentos e eliminar demandas represadas. Desde o início do ano, foram analisados cerca de 6 mil boletins de ocorrência, que receberam os devidos encaminhamentos.

Além disso, novas tecnologias vêm sendo implementadas para modernizar a gestão e aumentar a eficiência do atendimento, tanto na Capital quanto no interior.

Fonte: Agência MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas terá quatro missas em celebração ao Dia de Finados neste domingo

Celebrações acontecem nos cemitérios Campo Santo de Santo Antônio, do Soldado e de Arapuá; Cemitério Municipal terá horário estendido das 6h às 18h No próximo...

Cassiano Maia celebra avanços e valorização dos servidores no Dia do Servidor Público

Evento na Câmara Municipal na noite desta terça-feira, 28, marcou os dez meses de gestão com conquistas históricas para a categoria, incluindo jornada de seis horas flexível e ampliação do atendimento à população.

Três Lagoas acelera obras e mira cidade 100% pavimentada até 2026, diz titular da SEINTRA

Osmar Dias detalhou os principais avanços, desafios e novos projetos da gestão, incluindo drenagem, iluminação pública e o Parque Linear.