26.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 12 de fevereiro, 2026

Mato Grosso do Sul lidera ranking nacional de escolas conectadas

De suas 1.367 escolas de educação básica, 1.084 já estão conectadas à internet, o que faz com que o Estado atinja a marca de 79,3% de cobertura4

Mato Grosso do Sul lidera o ranking de conectividade escolar no país, de acordo com o mais recente relatório do programa federal Escolas Conectadas. Com 1.084 de suas 1.367 instituições de ensino básico já conectadas, o Estado alcançou a marca de 79,3% de cobertura.

Esse índice coloca a unidade da Federação à frente de todos os outros estados, superando inclusive a média nacional, de 59,65%. Em 2024, Mato Grosso do Sul já se destacava com 74,69% de suas escolas conectadas, um total de 1.021 unidades.

O programa Escolas Conectadas tem a meta de levar internet de banda larga e Wi-Fi para todas as 137,8 mil escolas públicas de educação básica do país até 2026. A iniciativa, que visa garantir acesso de qualidade para uso pedagógico e promover a educação digital, já conectou 82,2 mil escolas em todo o Brasil.

Em termos de regiões, o Centro-Oeste também se destaca com o segundo maior percentual de escolas conectadas, alcançando 69,64%. A Região Sul lidera com 70% de cobertura, enquanto as regiões Nordeste, Sudeste e Norte seguem com índices de 61,86%, 59,38% e 40,84%, respectivamente.

No ranking estadual, depois de Mato Grosso do Sul, aparecem Rio Grande do Norte (78,49%) e Goiás (77,07%). O bom desempenho do estado sul-mato-grossense faz parte de um grupo de sete unidades da Federação que já superaram a marca de 70% de suas escolas com acesso à internet.

A implementação do programa representa um esforço conjunto do Governo Federal com estados e municípios, contando com um investimento de R$ 6,5 bilhões. O valor, proveniente de diversas fontes, como o leilão do 5G e fundos de telecomunicações, busca garantir que “nenhuma escola ficará para trás”, como ressaltou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

Fonte: Midiamax

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Cartórios de MS terão horário especial de atendimento no Carnaval 2026

Unidades fecham nos dias 16 e 17 de fevereiro e reabrem na quarta-feira, a partir das 12h, com exceção do registro civil que manterá plantão para nascimentos e óbitos

Projeto de lei cria Cadastro Estadual de Condenados por Violência Doméstica em MS

Proposta em votação na Assembleia Legislativa prevê banco de dados com acesso restrito e gestão pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública

Trânsito terá mudanças para o CarnaTRÊS 2026 em Três Lagoas

Interdições começam já na fase de preparação do evento para garantir segurança e organização dos foliões