28.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 9 de abril, 2026

ONU reconhece direito de bolivianos de mascar folha de coca

Internacional – 15/01/2013 – 08:01

Centenas de pessoas ocuparam as ruas de Cochabamba nesta segunda-feira após a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecer o direito dos bolivianos de mascar a folha da coca, dentro das fronteiras do país, sob o argumento de que é uma prática cultural. O ato contou com a presença do presidente Evo Morales, que inflou os manifestantes aos gritos de “viva a coca e morte aos ianques”.

A prática de mascar folha de coca, denominada “acullico”, é usada para fins medicinais e rituais indígenas. O reconhecimento entra em vigor no próximo dia 10. Morales destacou a iniciativa da ONU, ressaltando que é um “reconhecimento internacional da identidade do povo boliviano”. O governo do país tenta a descriminalização da plantação de coca, argumentando que faz parte da tradição dos povos indígenas da região.

Morales disse que apenas 15 países se opuseram à iniciativa. Mas, segundo o presidente, 169 votaram a favor da proposta de reconhecimento da comunidade internacional sobre a mastigação da folha de coca. De acordo com ele, pela primeira vez, o governo boliviano conseguiu o reconhecimento. “Não foi uma tarefa fácil”, ressaltou.

O presidente lembrou que, entre 2011 e 2012, o país perdeu uma batalha com a alteração proposta na ONU e que foi rejeitada. A aprovação da iniciativa será comemorada ainda nesta segunda-feira com uma manifestação em Cochabamba.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação em Brasilândia prende suspeito com madeira furtada escondida em matagal

Homem de 45 anos foi preso em flagrante após denúncia anônima levar policiais a cerca de 70 m³ de eucalipto de origem suspeita, avaliados em mais de R$ 10 mil

PRF apreende 20 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 262

Carga de origem estrangeira foi encontrada em caminhão durante fiscalização em Água Clara e encaminhada à Polícia Federal em Três Lagoas

‘Dia Nacional da Biblioteca’ reforça papel cultural e social da leitura em Três Lagoas

Bibliotecária destaca que espaços vão além dos livros e atuam como centros de inclusão, conhecimento e resistência em meio ao avanço digital