26.1 C
Três Lagoas
domingo, 28 de dezembro, 2025

ONU reconhece direito de bolivianos de mascar folha de coca

Internacional – 15/01/2013 – 08:01

Centenas de pessoas ocuparam as ruas de Cochabamba nesta segunda-feira após a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhecer o direito dos bolivianos de mascar a folha da coca, dentro das fronteiras do país, sob o argumento de que é uma prática cultural. O ato contou com a presença do presidente Evo Morales, que inflou os manifestantes aos gritos de “viva a coca e morte aos ianques”.

A prática de mascar folha de coca, denominada “acullico”, é usada para fins medicinais e rituais indígenas. O reconhecimento entra em vigor no próximo dia 10. Morales destacou a iniciativa da ONU, ressaltando que é um “reconhecimento internacional da identidade do povo boliviano”. O governo do país tenta a descriminalização da plantação de coca, argumentando que faz parte da tradição dos povos indígenas da região.

Morales disse que apenas 15 países se opuseram à iniciativa. Mas, segundo o presidente, 169 votaram a favor da proposta de reconhecimento da comunidade internacional sobre a mastigação da folha de coca. De acordo com ele, pela primeira vez, o governo boliviano conseguiu o reconhecimento. “Não foi uma tarefa fácil”, ressaltou.

O presidente lembrou que, entre 2011 e 2012, o país perdeu uma batalha com a alteração proposta na ONU e que foi rejeitada. A aprovação da iniciativa será comemorada ainda nesta segunda-feira com uma manifestação em Cochabamba.

Fonte: Portal Terra

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Padre Cláudio une fé, vida e esperança nas festas de fim de ano

Sacerdote completa 15 anos de ordenação e 45 de vida em clima de gratidão As festas de fim de ano em Três Lagoas ganharam um...

Trecho da Malha Oeste até Três Lagoas deve ser prioridade em nova concessão

Setor da celulose impulsiona interesse por ramal ferroviário no leste de Mato Grosso do Sul, onde edital deve ser lançado em abril de 2026.

Comissão aprova ampliação das atribuições dos oficiais de Justiça

Projeto autoriza atuação como conciliadores, amplia uso de tecnologia e segue para análise do Senado A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da...