36.3 C
Três Lagoas
quinta-feira, 21 de agosto, 2025

Polícia Civil resgata seis trabalhadores em situação análoga à escravidão em fazenda

Operação flagrou condições degradantes, onde dois gerentes foram presos e vítimas encaminhadas para atendimento social

Na tarde da última terça-feira, 19, a Polícia Civil de Brasilândia (MS), a 68 km de Três Lagoas, desarticulou um esquema de exploração de mão de obra análoga à escravidão em uma fazenda pertencente a um grupo agropecuário milionário. A operação resultou no resgate de seis trabalhadores mantidos em condições degradantes e na prisão em flagrante de dois gerentes da propriedade. Duas caminhonetes também foram apreendidas no local.

Segundo as investigações, pessoas em situação de vulnerabilidade eram recrutadas e submetidas a jornadas exaustivas, de segunda a sábado, ultrapassando nove horas diárias. Além disso, os salários sofriam descontos indevidos para a compra de produtos básicos de higiene e alimentação.

No momento da chegada da polícia, os trabalhadores estavam alojados em condições precárias: alguns em currais e depósitos sem acesso a saneamento, assistência médica ou transporte adequado. Havia relatos de que caminhavam quilômetros em busca de atendimento de saúde e dormiam sem cobertores suficientes para enfrentar o frio.

Em uma tentativa de encobrir o crime, cinco trabalhadores foram retirados do local pouco antes da operação, mas acabaram localizados em uma praça pública de Brasilândia.

As provas coletadas, incluindo registros fotográficos, vídeos e laudos periciais, confirmaram a situação de exploração. Os dois gerentes foram presos e conduzidos à Justiça Federal, onde aguardam audiência de custódia. Já as vítimas receberam apoio imediato do CREAS, que providenciou abrigo e alimentação. A Polícia Civil informou que seguirá investigando para responsabilizar todos os envolvidos e identificar possíveis novas vítimas.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS confirma mais de 7,8 mil casos de dengue e 17 mortes em 2025

Boletim da SES também aponta avanço da chikungunya, com 6.999 infecções confirmadas e 16 óbitos

Assembleia Legislativa realiza ato institucional pelo fim do feminicídio no dia 28

Evento marca o Agosto Lilás em Mato Grosso do Sul, que já registra 23 feminicídios em 2025 A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul...

Oficial da PM de MS é alvo de operação e acaba preso com droga em residência

Oficial foi detido em flagrante com um quilo da droga; operação mira grupo envolvido com tráfico e lavagem de dinheiro