Unidade do Detran-MS atuará com patrulhamento ágil, escoltas e apoio a operações em todo o Estado
O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) acaba de lançar uma nova iniciativa para reforçar a segurança no trânsito: o Grupamento de Motociclistas Patrulheiros (GMP Detran-MS). A unidade especializada atuará no patrulhamento motorizado, escolta de autoridades, apoio a eventos e resposta rápida a ocorrências em todo o território estadual, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias.
O novo grupamento foi estruturado com quatro motocicletas modelo Tiger, de 900 cilindradas, e terá como foco ações de fiscalização, prevenção de sinistros e apoio a campanhas de educação para o trânsito. A expectativa é de que a presença dos patrulheiros contribua diretamente para a preservação de vidas e a manutenção da ordem nas vias públicas.
De acordo com o gerente da Gerência Especial de Fiscalização e Segurança Viária, a criação do GMP responde ao aumento das demandas relacionadas ao trânsito e à necessidade de suporte em grandes eventos, como corridas realizadas em Campo Grande, Dourados e Bonito, além de escoltas para autoridades, incluindo o governador e o vice-governador do Estado.
“As motocicletas também serão fundamentais em ações como o projeto Amigos do Parque, onde permitirão um patrulhamento mais ágil e respostas mais rápidas às demandas da população”, destacou o gerente.
O grupamento terá ainda papel importante nas operações da Lei Seca, dificultando tentativas de fuga por parte de motociclistas e aumentando a eficácia das fiscalizações.
Para garantir o preparo dos agentes, todos os patrulheiros participaram, em maio de 2025, de um treinamento especializado com o motopatrulhamento da Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande. Segundo o Detran-MS, os treinamentos serão contínuos, visando manter os profissionais sempre prontos para qualquer missão.
Com essa iniciativa, o Governo do Estado reforça o compromisso com a segurança viária e a proteção dos cidadãos sul-mato-grossenses.
Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul