Área Pastoral Santa Dulce atua com celebrações, ações sociais e forma comunidade ativa à espera de se tornar paróquia oficial
Com carisma, fé e linguagem acessível, o padre Cláudio Edmar da Silva, natural de Três Lagoas lidera a Área Pastoral Santa Dulce dos Pobres, projeto que une evangelização e ação social em bairros da periferia da cidade. Ainda em fase de estruturação, a pastoral é formada por cinco pontos de celebração, espalhados entre bairros e distritos, com o objetivo futuro de se tornar oficialmente uma nova paróquia do município.
“É uma missão muito especial. Um dia espero poder dizer: missão dada, missão cumprida. Mas por enquanto, estamos no processo, com muita dedicação e apoio de pessoas comprometidas”, disse o padre durante entrevista à jornalista Augusta Rufino, da Caçula FM.
Atualmente, a Área Pastoral Santa Dulce mantém celebrações fixas em três igrejas estruturadas, a Santo Expedito, na Vila Verde, São Pedro, no Guanabara e São Geraldo, na Vila Carioca, além de dois salões alugados em bairros que ainda não possuíam templos católicos.
AS MISSAS ACONTECEM AOS DOMINGOS EM CINCO HORÁRIOS
07h — Igreja Santo Expedito (Vila Verde)
08h30 — Igreja São Pedro (Guanabara)
10h — Igreja São Geraldo (Vila Carioca)
17h — Igreja Nossa Senhora de Guadalupe (próxima à Escola Marlene de Noronha)
19h — Igreja São Cristóvão (bairro Vila Haro)
A presença da igreja vai além da espiritualidade. Dois projetos sociais se destacam na atuação da pastoral, como os “Amigos da Sopa”, coordenado pela voluntária Tiana, realiza a distribuição de refeições toda terça-feira, com destaque para uma nova frente de entrega no final da rua Yamaguti Kankit.
Também há a Associação Boa Esperança (ASBI), junto ao grupo Amigos em Cristo, promove cursos profissionalizantes para jovens, crianças e mães na Igreja São Geraldo. Também é produzida e vendida uma fornada de pães toda quarta-feira, gerando renda para famílias da comunidade. “Usamos a comida para nos aproximar das pessoas. Mas o objetivo vai além: é oferecer dignidade e esperança a quem precisa”, explicou padre Cláudio.
Conhecido por seu estilo comunicativo e acolhedor, padre Cláudio ganhou o carinho da comunidade por suas homilias claras e emocionantes, que dialogam com a vida real dos fiéis. Ele credita esse estilo aos ensinamentos salesianos de Dom Bosco, que priorizam uma comunicação acessível e próxima da realidade das pessoas.
“A homilia é o momento de traduzir a Palavra para a dor e os desafios do cotidiano. Eu tento ser um discípulo de Dom Bosco nesse aspecto: fazer o Evangelho falar com o povo”, afirmou.
O mês de agosto será repleto de programação especial, em comemoração ao primeiro ano da Área Pastoral Santa Dulce e à memória da santa brasileira:
13 de agosto – Missa especial de 1 ano da Área Pastoral
16 e 17 de agosto – Missas e louvores com Padre José Mauro
29 de agosto – Celebração do Jubileu da Encarnação, a partir das 14h, na Igreja São Pedro
30 e 31 de agosto – Retiro “Imagens de Deus” com momentos de oração, cura e libertação
Para manter as atividades ao longo do ano, a pastoral realiza seu segundo Almoço de Santa Dulce dos Pobres, no dia 7 de setembro, no salão de festas Papillon. O evento contará com comida típica, leilões e até uma “novidade curiosa”: o leilão da barba do padre Cláudio, que deixou os pelos crescerem como promessa após o almoço do ano passado. “Fizeram uma aposta comigo, e agora ela virou atração. Vamos ver o que me espera nesse leilão”, brincou.
Os ingressos e doações de prendas para o leilão podem ser adquiridos e organizados diretamente com os voluntários ou pelo Instagram @pastoralsantadulcetl. Interessados também podem entrar em contato pelo WhatsApp: (67) 9.9886-3838.