Projeto busca reduzir preconceito e ampliar contratações de egressos do sistema prisional
Mais de 950 pessoas que já cumpriram pena em Mato Grosso do Sul estão prontas para voltar ao mercado de trabalho. Para facilitar essa reinserção, profissionais de agências públicas de emprego participaram de uma capacitação sobre inclusão de egressos, promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego, na última terça-feira (22), em Campo Grande.
A ação integra o “Projeto de Combate à Discriminação e Promoção da Igualdade no Trabalho” e é coordenada no estado pela Auditoria Fiscal do Trabalho. A capacitação abordou temas como direitos humanos, legislação antidiscriminatória e o papel das agências no acolhimento desse público.
“Estamos falando de pessoas que já pagaram por seus erros e buscam reconstruir a vida com dignidade. O trabalho é um direito e uma poderosa ferramenta de transformação social”, afirmou Alexandre Cantero, superintendente regional do Trabalho em MS.
Além da orientação para as agências, o projeto prevê parcerias com o Sistema S para oferecer cursos de qualificação profissional, aumentando as chances de empregabilidade dos egressos.
A iniciativa teve início em maio, em Ponta Porã, após a Secretaria Municipal de Assistência Social identificar obstáculos enfrentados por ex-detentos na busca por emprego. Agora, a próxima etapa será voltada a encontros com empresas, com foco na conscientização sobre a legislação e práticas de contratação inclusiva.