36.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 16 de setembro, 2025

TL fortalece atração de empresas com nova política de simplificação para abertura de negócios

A Prefeitura de Três Lagoas, numa parceria entre as Secretarias de Finanças, Receita e Controle (SEFIRC) e de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), deu mais um importante passo para atrair investimentos e fomentar a geração de empregos no município. Foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 16 de julho de 2025, o Decreto nº 1.324/2025, que atualiza o Anexo I do Decreto nº 105/2021, reclassificando e desburocratizando o processo de registro de empresas de baixo, médio e alto risco.

Com a nova medida, diversas atividades econômicas passam a ter processos mais ágeis e simples para obter licenças e autorizações. Empresas de baixo risco agora poderão abrir com dispensa de licenças e autorizações de funcionamento, enquanto as de médio risco poderão atuar com alvarás provisórios, facilitando a regularização posterior.

A mudança atende a uma necessidade prática observada ao longo dos últimos anos: muitos CNAEs anteriormente classificados como alto risco passaram a ser reavaliados, reconhecendo que parte dessas atividades, na realidade, apresentam baixo impacto ao entorno. A atualização também leva em conta critérios mais precisos, como localização, tipo de atividade e porte do empreendimento, para definir o grau de risco.

A secretária de Finanças, Receita e Controle, Soyla Carla Alves Garcia, enfatiza que este momento marca um importante passo para a desburocratização na abertura de empresas, servindo como estímulo ao empreendedor, facilitando e agilizando todo procedimento na obtenção de seu alvará de localização e da inscrição municipal..

Segundo o secretário da SEDECTT, Marcos Antônio Gomes Júnior, a atualização do decreto, além de ser uma das metas do plano de governo, reforça a política pública da atual gestão municipal voltada à valorização do empreendedorismo e da livre iniciativa. A nova classificação também reduz barreiras para pequenos negócios, ampliando oportunidades e impulsionando o ambiente de negócios local.

O prefeito Dr. Cassiano Maia destacou que a iniciativa integra um conjunto de ações estruturantes para modernizar a gestão, ampliar a base econômica da cidade e torná-la mais atrativa para investimentos. “Estamos criando as condições para que empreendedores encontrem em Três Lagoas um ambiente favorável, seguro e eficiente para investir, gerar empregos e prosperar”, enfatizou.

Além da reclassificação de risco, o decreto prevê que os processos já protocolados antes da publicação da nova norma, mas ainda não julgados, serão analisados de acordo com os novos critérios, garantindo mais celeridade e segurança jurídica para os empresários.

Assessoria da prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Pablo Escobar brasileiro”, ex-major de MS é julgado em Bruxelas por tráfico

Caso contra ex-PM seria analisado em Bruges, mas acabou transferido por questões de segurança Acusado de chefiar uma rede responsável por enviar 45 toneladas de...

Mestre Panda, do Abadá Capoeira fala de conquista na Taça Capoeira das Favelas em Goiânia

Instrutor falou sobre dedicação, o apoio da SEJUVEL e a importância social do esporte.

Audiência Pública da Saúde será realizada na próxima terça

Moradores estão convidados a acompanhar de perto como estão sendo aplicados os recursos da saúde pública municipal; evento será no plenário da Câmara, a...