Investimento da Suzano fortalece a proteção de crianças e adolescentes no município e se inspira em experiências bem-sucedidas de Três Lagoas (MS)
Na última terça-feira (15), Ribas do Rio Pardo (MS) lançou oficialmente seus novos fluxos e protocolos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. A entrega de uma cartilha com orientações práticas marcou o momento e representa um passo importante para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) na cidade.
A iniciativa é fruto do trabalho do Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (CMEVCA), com apoio técnico da Childhood Brasil e investimento social-privado da Suzano.
Três Lagoas foi a cidade modelo para o programa
O projeto que agora chega a Ribas do Rio Pardo tem suas raízes em Três Lagoas (MS), onde a Suzano lançou o Programa Agente do Bem em 2015, em parceria com a Childhood Brasil. O município foi o primeiro a implementar ações voltadas à proteção infantojuvenil por meio da mobilização da sociedade e fortalecimento da rede de atendimento.
O sucesso da iniciativa em Três Lagoas levou à expansão do programa para outros dez municípios sul-mato-grossenses, incluindo Ribas do Rio Pardo, que passou a desenvolver ações semelhantes a partir de 2021.
Atuação integrada e intersetorial
Com apoio da Childhood Brasil, Ribas do Rio Pardo realizou um mapeamento dos impactos locais, elaborou um diagnóstico sobre os tipos de violência presentes no território e formou oficialmente seu comitê municipal em 2024.
Além disso, os órgãos que compõem a rede de proteção passaram por um alinhamento teórico e legal, seguindo as diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei nº 13.431/2017, que institui a escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Compromisso com a proteção integral
“Acreditamos que nosso papel vai muito além do desenvolvimento econômico. Também é nosso compromisso contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária. Essa cartilha reflete um trabalho coletivo essencial que se iniciou em 2021 e culmina com a formação de uma rede de atenção ainda mais robusta e fortalecida”, afirmou Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.
Investimento na Casa de Acolhimento
Como parte das ações previstas no Plano Básico Ambiental (PBA), a Suzano também entregou ao município, em dezembro de 2023, uma Casa de Acolhimento para crianças e adolescentes em situação de risco social ou afastados da família por decisão judicial.
O investimento foi de R$ 4,3 milhões na construção e mobiliário da estrutura. O espaço foi pensado para oferecer um ambiente seguro, familiar e acolhedor, reforçando o compromisso com o bem-estar e a proteção de direitos.
Programa Agente do Bem também atua em Ribas
Em setembro de 2021, Ribas do Rio Pardo formalizou sua participação no Programa Agente do Bem, com a assinatura de um termo de compromisso com o poder público e adesão de órgãos como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
Na cidade, o programa também passou a incluir ações voltadas à proteção dos direitos das mulheres, ampliando ainda mais seu impacto social.



