21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Bélgica é parcialmente paralisada por greve contra políticas de austeridade

Internacional – 30/01/2012 – 18:01

É a primeira greve geral em quase duas décadas.

Paralisação acontece durante reunião de líderes europeus no país.

A Bélgica está parcialmente paralisada nesta segunda-feira (30) por uma greve geral decretada pelos sindicatos para protestar contra as políticas de austeridade, no mesmo dia em que se realiza uma cúpula dos dirigentes europeus sobre a situação econômica no continente europeu. É a primeira greve geral em quase duas décadas.

Os empregados ferroviários belgas pararam na noite de domingo, dando início, com algumas horas de antecipação, à greve de protesto contra o arroucho. Os trens deixaram de circular às 21h, hora local (18h em Brasília), segundo depoimentos enviados aoTwitter pelos usuários.

Também interromperam o serviços as composições de alta velocidade com conexões internacionais, que unem Bruselas a Paris, Amsterdã, Colônia e Londres.

Os principais sindicatos do país denunciam os milhares de milhões de euros em cortes de verbas decididos pelo governo socialista de Elio Di Rupo para economizar, e esperam paralisar o país com um chamado à greve tanto no setor público quanto no privado.

Os correios, as repartições públicas, alguns bancos e vários hipermercados vão permanecer fechados. O segundo aeroporto do país, o de Charleroi, prevê anular voos previstos nesta segunda-feira; ainda não se sabe o que acontecerá com o aeroporto de Bruxelas.

Para receber os chefes de Estado e de governo da União Europeia que devem se reunir à tarde na capital belga, as autoridades puseram à disposição o pequeno aeroporto militar de Beauvechain, a 30 km mais ao sul.

Fonte: G1 / Yves Herman/Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mais de 1,5 tonelada de maconha são apreendidas durante ação em Brasilândia

Operação durante fiscalização de rotina desmantela transporte de droga escondida em caminhão e faz total de apreensões chegar a impressionantes 2,5 toneladas em 2026

GETAM prende dupla furtando fios durante a madrugada no Centro de Três Lagoas

Suspeitos foram surpreendidos enquanto tentavam arrancar cabos da rede de iluminação pública, onde ação causou danos e interrupção parcial da energia no local

Corpo de jovem é encontrado enterrado em área de mata e polícia apura execução em Três Lagoas

Ryan Veiga Oliveira, de 21 anos foi encontrado a mais de um metro de profundidade com ferimento na cabeça