24.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 2 de fevereiro, 2026

Vereadores aprovam medidas para combater imóveis abandonados, proteger abelhas e apoiar mulheres em luto gestacional

Durante a 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada excepcionalmente nesta segunda-feira (30), os vereadores aprovaram importantes projetos de lei voltados à saúde, meio ambiente, educação e urbanismo. Entre os destaques está a criação de uma política pública voltada ao enfrentamento da degradação urbana causada por imóveis abandonados.

O projeto, de autoria do vereador Sargento Rodrigues, visa combater a desvalorização de áreas urbanas, estabelecendo diretrizes para o mapeamento, responsabilização dos proprietários e ações de revitalização de imóveis abandonados. O texto agora segue para sanção do prefeito, etapa necessária para que entre em vigor.

Outro projeto de grande relevância aprovado foi o PL nº 43, que garante direitos às mulheres que enfrentam perdas gestacionais nas unidades de saúde, tanto da rede pública quanto privada. A proposta reconhece a necessidade de um atendimento mais humanizado e acolhedor às mulheres que passam por esse tipo de luto.

Na pauta ambiental, os vereadores aprovaram o PL nº 34, que trata da proteção das abelhas silvestres nativas no município. A proposta tem como objetivo preservar esses polinizadores fundamentais ao equilíbrio ambiental e à agricultura local, estabelecendo diretrizes para a conservação e conscientização sobre a importância dessas espécies.

Dois outros projetos foram analisados e receberam parecer favorável, seguindo agora para novas comissões:

  • PL nº 58 – Institui a “Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental”, a ser incluída no calendário oficial do município.
  • PL nº 70 – Cria o Programa de Musicalização nas Escolas de Período Integral, visando ampliar a oferta de atividades artísticas e culturais nas instituições de ensino da rede municipal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Querem nos afastar para que a gente não vote na derrubada do veto da dosimetria”, afirma Pollon

O deputado federal Marcos Pollon (PL-MS) participou da Caminhada pela Liberdade, neste domingo (01), na Avenida Paulista, em São Paulo, contra os abusos aos...

Observatório do Emprego aponta crescimento do mercado de trabalho em Três Lagoas no ano de 2025

Levantamento da SEDECTI revela saldo positivo de 1.272 vagas formais e destaca o setor de serviços como principal gerador de empregos no município A Prefeitura...

MPT-MS recebe novos auditores-fiscais e fortalece atuação conjunta em defesa das relações de trabalho

Encontro destacou objetivos em comum e a importância da integração entre as instituições Membros do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS)...