29.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de agosto, 2025

Vereadores aprovam medidas para combater imóveis abandonados, proteger abelhas e apoiar mulheres em luto gestacional

Durante a 21ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Três Lagoas, realizada excepcionalmente nesta segunda-feira (30), os vereadores aprovaram importantes projetos de lei voltados à saúde, meio ambiente, educação e urbanismo. Entre os destaques está a criação de uma política pública voltada ao enfrentamento da degradação urbana causada por imóveis abandonados.

O projeto, de autoria do vereador Sargento Rodrigues, visa combater a desvalorização de áreas urbanas, estabelecendo diretrizes para o mapeamento, responsabilização dos proprietários e ações de revitalização de imóveis abandonados. O texto agora segue para sanção do prefeito, etapa necessária para que entre em vigor.

Outro projeto de grande relevância aprovado foi o PL nº 43, que garante direitos às mulheres que enfrentam perdas gestacionais nas unidades de saúde, tanto da rede pública quanto privada. A proposta reconhece a necessidade de um atendimento mais humanizado e acolhedor às mulheres que passam por esse tipo de luto.

Na pauta ambiental, os vereadores aprovaram o PL nº 34, que trata da proteção das abelhas silvestres nativas no município. A proposta tem como objetivo preservar esses polinizadores fundamentais ao equilíbrio ambiental e à agricultura local, estabelecendo diretrizes para a conservação e conscientização sobre a importância dessas espécies.

Dois outros projetos foram analisados e receberam parecer favorável, seguindo agora para novas comissões:

  • PL nº 58 – Institui a “Semana de Conscientização e Prevenção à Alienação Parental”, a ser incluída no calendário oficial do município.
  • PL nº 70 – Cria o Programa de Musicalização nas Escolas de Período Integral, visando ampliar a oferta de atividades artísticas e culturais nas instituições de ensino da rede municipal.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Violência contra a mulher é questão de comportamento, não de cultura”, afirma Manuela Nicodemos

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres destacou avanços no fortalecimento da rede de atendimento e anunciou novas ações de programa, voltadas à prevenção e enfrentamento do feminicídio

Homem é preso ao tentar furtar cilindro de gás em posto desativado no centro de Três Lagoas

Durante a abordagem, militares descobriram que o suspeito também tinha um mandado de prisão em aberto

Feira de artesanato movimenta a 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas

Artesãos locais apresentam pelúcias e bonecas feitas à mão durante o evento cultural