26.9 C
Três Lagoas
domingo, 24 de agosto, 2025

Vigilância Sanitária confirma irregularidades em exames e venda de óculos

Confirmação foi feita por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira (23)

O Departamento de Vigilância Sanitária de Três Lagoas confirmou, por meio de nota oficial divulgada nesta segunda-feira (23), que realizou uma operação no último domingo (22) para apurar denúncias sobre a realização irregular de exames oftalmológicos e comercialização de produtos ópticos no bairro Jardim dos Ipês. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e resultou na apreensão de armações de óculos, lentes de grau, receitas médicas e equipamentos utilizados nos atendimentos.

De acordo com a Vigilância, a denúncia foi registrada no dia 17 de junho e indicava a realização de um “mutirão de exames de vista e venda de armações e lentes”, com funcionamento previsto até o dia 22. Após análise preliminar e identificação de indícios de irregularidade, foi organizada a operação de fiscalização.

Durante a inspeção, os fiscais constataram a realização de exames de acuidade visual em local sem licença sanitária, a venda de produtos ópticos em estabelecimento não credenciado e a ausência de boas práticas de funcionamento exigidas por lei. Também foi verificada a existência de consultório funcionando no mesmo espaço onde eram vendidos óculos, o que é proibido pela legislação vigente.

A Vigilância lavrou auto de infração e apreensão com base nas Leis Estaduais nº 1.293/1992 e nº 3.053/2005, além do Decreto Federal nº 77.052/1976 e da RDC nº 63/2011 da Anvisa. Segundo o órgão, o caso seguirá sob investigação e novas informações poderão ser divulgadas nos próximos dias.

O proprietário do imóvel onde a atividade foi flagrada não tem ligação com os responsáveis pelo atendimento, tendo apenas alugado o espaço para o evento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Leilão de energia garante construção de duas hidrelétricas em Mato Grosso do Sul até 2030

Certame da ANEEL e CCEE viabilizou 65 usinas em 13 estados, com investimentos de R$ 5,4 bilhões em MS

Dnit promete religar 32 radares em rodovias federais de MS

Desses equipamentos, oito estão em Três Lagoas e três em Campo Grande, onde máquinas estão nas BRs 262, 060, 267, 376 e 463

Idosa morre após perfuração no esôfago provocada por espinha de peixe

Maria Rodrigues dos Santos, de 60 anos, não resistiu após complicações graves causadas por engasgo ocorrido há uma semana