30 C
Três Lagoas
terça-feira, 21 de outubro, 2025

Mato Grosso do Sul pode transportar bovinos sem restrições para todo o país

O trânsito de bovinos e bubalinos entre Mato Grosso do Sul e os demais estados brasileiros está oficialmente liberado. A decisão segue o reconhecimento internacional do Brasil como país livre de febre aftosa sem vacinação em todo o seu território, anunciado em maio deste ano durante a 92ª Sessão Geral da Assembleia Mundial de Delegados da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

O Ministério da Agricultura oficializou a medida por meio de ofício enviado às superintendências de Agricultura e Pecuária de todos os estados, confirmando a inexistência de restrições para o transporte de animais suscetíveis à febre aftosa entre as zonas já consideradas livres da doença. A liberação inclui também os estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal.

Com o novo status sanitário, todo o território nacional passa a compartilhar a mesma condição: livre de febre aftosa sem necessidade de vacinação. A conquista representa um marco histórico para a pecuária brasileira, ampliando as possibilidades de comércio internacional de produtos de origem animal e reforçando a credibilidade sanitária do país.

Em função do reconhecimento, o artigo 4º da Portaria nº 665, de 21 de março de 2024, que proibia o trânsito e a incorporação de bovinos e bubalinos de regiões ainda em processo de certificação, deixa de ter efeito.

“Com o novo status, não há mais restrições sanitárias para o transporte desses animais entre as zonas livres dentro do país”, destacou Jaime Verruck, titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), em Mato Grosso do Sul.

A circulação de animais segue condicionada ao cumprimento das normas sanitárias vigentes e às ações de fiscalização nos postos de controle interestaduais.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Aos 62 anos, Valmir mantém viva a arte de engraxar sapatos nas ruas de Três Lagoas

Hoje, são poucos os engraxates que ainda exercem o ofício, Valmir é um exemplo de resistência Em tempos de modernidade e rotinas apressadas, algumas profissões...

Três Lagoas, a Cidade da Manga, recebe I Seminário Estadual da Manga

Ação da SEINTRA visa melhorar as condições de tráfego e garantir a limpeza das vias do distrito.

Agesul lança licitação para reabilitação de 673 km de rodovias em MS

Projeto integra primeira etapa do Rodar MS e segue modelo internacional de contratação com apoio do Banco Mundial