25.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto, 2025

Mato Grosso do Sul intensifica busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul, em parceria com os municípios, está intensificando até o dia 30 de junho a busca ativa por casos suspeitos de sarampo e rubéola. A ação integra a mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde e tem como foco principal os profissionais da saúde que atuam nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), unidades básicas, hospitais, UPAs e visitas domiciliares.

A iniciativa faz parte do 4º Dia S de Mobilização Nacional para Busca Ativa de Casos Suspeitos, celebrado em 17 de junho, e visa identificar casos ainda não notificados. As ações estão sendo realizadas de forma institucional, com revisão de prontuários médicos; comunitária, por meio de visitas às residências; e laboratorial, com análise de exames negativos para arboviroses que apresentem sintomas semelhantes aos do sarampo.

“Essa estratégia é essencial para aumentar a sensibilidade da vigilância e reforçar o compromisso de manter o estado livre da circulação do vírus”, explica Jakeline Miranda Fonseca, gerente de Doenças Agudas e Exantemáticas da SES.

A SES também disponibilizou um formulário online para que os municípios informem os resultados da mobilização, permitindo a construção de um panorama atualizado a partir de julho. A ação faz parte do esforço do Brasil para manter o status de eliminação do sarampo e da rubéola, conforme exigido pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

O Ministério da Saúde alerta que não há tratamento específico para o sarampo, sendo a vacinação a principal forma de prevenção. A vacina Tríplice Viral — que protege contra sarampo, caxumba e rubéola — está disponível gratuitamente nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SES destaca a importância da participação da população e dos profissionais de saúde na identificação precoce dos sintomas, como febre alta, manchas vermelhas na pele, tosse seca, coriza, olhos vermelhos e manchas brancas na boca.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Festa do Folclore reúne cultura, tradição e show inesquecível de Eduardo Costa

A cidade viveu uma noite memorável durante a tradicional Festa do Folclore, que mais uma vez encantou o público com sua mistura vibrante de...

Motociclista quase sofre acidente com linha de pipa cortante em Três Lagoas e faz apelo à população

Rafael Basilio relatou em rede social o risco que enfrentou ao ser surpreendido por linha com cerol ou chilena no centro da cidade e cobrou mais responsabilidade de pais e fiscalização das autoridades

Baratta conquista 4º lugar nos Jogos Mundiais ABADÁ-Capoeira 2025

José Augusto Dias Baratta representa o Brasil no Rio de Janeiro e entra para o ranking dos melhores do mundo na categoria “Viola”