22.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 20 de outubro, 2025

Mato Grosso do Sul lança sistema para monitorar emissões de carbono

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou oficialmente, nesta segunda-feira (10), o CarbonControl, um sistema digital voltado ao gerenciamento das emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE). A nova plataforma foi apresentada pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) durante a abertura do III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, em Bonito.

O CarbonControl vai agilizar e padronizar o registro de inventários ambientais, automatizando o envio de informações por empresas e pessoas físicas cujas atividades impactam o meio ambiente. A ferramenta também será essencial para o licenciamento ambiental, uma vez que a apresentação do inventário de GEE passou a ser exigida por resolução estadual.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, o sistema faz parte do esforço para que o Estado se torne um território “carbono neutro” até 2030, conforme metas do Programa Estadual de Mudanças Climáticas (PROCLIMA).

“O sistema representa um grande avanço tecnológico, oferecendo mais transparência e eficiência ao controle ambiental. Isso reforça o posicionamento do Estado como líder em desenvolvimento sustentável”, destacou o diretor-presidente do Imasul, André Borges.

Como funciona

O CarbonControl integra dados do Cadastro Ambiental Rural (CARMS) e permite o envio de inventários tanto obrigatórios quanto voluntários. Ele gera relatórios detalhados com o balanço de emissões e remoções de carbono (CO₂e), de acordo com os padrões do GHG Protocol Brasil.

As remoções de carbono devem ser calculadas por técnicos ambientais e inseridas na plataforma com base em critérios técnicos definidos pelo Imasul e Semadesc. Ao fim do processo, os usuários recebem relatórios estratégicos para a adoção de práticas mais sustentáveis e redução de emissões.

Incentivo à sustentabilidade

O sistema também valoriza práticas de conservação, como a preservação de biomas como o Pantanal e o Cerrado, além de incentivar a agricultura sustentável. Segundo o fiscal ambiental Rômulo Louzada, o CarbonControl permite às empresas contabilizar tanto as emissões quanto as retenções de carbono, promovendo um equilíbrio essencial para a neutralidade climática.

Com a iniciativa, o Estado busca consolidar-se como referência nacional na gestão ambiental e no combate às mudanças climáticas, alinhando-se aos compromissos globais de sustentabilidade e economia verde.

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Radialista lança projeto de fé e inspiração em Três Lagoas

Larissa Dandara compartilhou trajetória no rádio, desafios pessoais e o novo projeto, que une comunicação, espiritualidade e mensagens positivas ao público.

Instituto Butantan e parceiros definem nova nomenclatura para linhagens do vírus da dengue

Sistema mais detalhado facilita vigilância genômica e pode influenciar formulações futuras de vacinas, segundo pesquisadores da UF, Yale, Oxford e Fiocruz

Casa do Trabalhador de Três Lagoas oferece 111 vagas de emprego nesta segunda-feira

Maior número de oportunidades é para auxiliar de linha de produção, ajudante de obras e carpinteiro A semana começa com boas chances para quem busca...