36.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 29 de dezembro, 2025

MS apresenta novo plano de saúde com parceria no Hospital Regional

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, apresentou nesta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa, a nova arquitetura da saúde regional, com foco na regionalização da atenção hospitalar e a proposta de uma Parceria Público-Privada (PPP) para o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS). O projeto visa melhorar a estrutura hospitalar e ampliar o acesso da população aos serviços de média e alta complexidade nos 79 municípios do estado.

A iniciativa, considerada uma das prioridades da atual gestão, foi detalhada por Riedel e pelos secretários Maurício Simões (Saúde) e Eliane Detoni (Parcerias Estratégicas). Segundo o governador, a proposta foi construída com base em dois anos de estudos técnicos e análise de indicadores hospitalares. “Este é um momento importante para esclarecer o projeto e nivelar as informações, muitas vezes distorcidas. Estamos seguros da base técnica que embasa essa mudança”, afirmou.

O plano prevê a criação de um “novo cinturão da saúde”, com reorganização da rede hospitalar regional e otimização da capacidade de atendimento. A proposta da PPP no HRMS inclui a ampliação do número de leitos de 362 para 577 e o aumento nas internações mensais, que devem passar de 1.400 para mais de 2.700 – crescimento estimado em 96%. Além disso, espera-se uma economia de até 35% por internação.

A parceria com a iniciativa privada ficará responsável pelos serviços não assistenciais do hospital, como nutrição, lavanderia, limpeza, manutenção, recepção e fornecimento de insumos. A secretária Eliane Detoni reforçou que o atendimento continuará sendo 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gratuito e universal.

De acordo com o secretário Maurício Simões, a proposta nasce do plano diretor de regionalização da saúde, considerando as necessidades e características de cada região. “O Estado enfrenta uma carência significativa de leitos, principalmente para atendimentos de alta complexidade. A PPP é uma solução para ampliar e qualificar essa assistência”, afirmou.

Como parte da expansão da rede, hospitais regionais em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Campo Grande e Corumbá (este último em fase de construção) também terão suas capacidades ampliadas, com aumento de leitos, cirurgias e exames.

Os deputados estaduais elogiaram a proposta e destacaram sua importância estratégica para a melhoria do atendimento à população. “É um projeto estruturado, com critérios técnicos e visão de futuro para a saúde pública do nosso Estado”, afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro.

Com informações Agência de Notícias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para processo seletivo da Prefeitura de Três Lagoas se encerram na data de hoje

Seleção oferece 252 vagas temporárias para níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,5 mil cadastro deve ser feito até as 19h As...

Comissão da Câmara aprova isenção de IPI para adaptação de veículos de pessoas com deficiência

Projeto prevê benefício fiscal para peças e equipamentos e ainda será analisado por outras comissões antes de seguir para o Senado A Comissão de Defesa...

Mato Grosso do Sul se consolida como referência nacional em turismo e inovação

Estado encerra 2025 com recorde de prêmios, crescimento econômico, avanços em inclusão e forte presença no mercado nacional e internacional Mato Grosso do Sul encerra...