19.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

Programa Mais Social transforma vidas de mulheres e famílias em Mato Grosso do Sul

Em Mato Grosso do Sul, histórias de superação e esperança estão sendo reescritas por meio dos programas sociais do Governo Estadual, com destaque para o Mais Social, que tem sido um verdadeiro alicerce para muitas famílias. Com foco na segurança alimentar e no alívio das despesas básicas, o programa já atende mais de 38 mil famílias, sendo que 95% dos beneficiados são mulheres, destacando o papel feminino no cuidado do lar e na administração dos recursos domésticos.

O Mais Social oferece um auxílio mensal de R$ 450 para a compra de alimentos e itens essenciais, transformando a realidade de muitas mães que enfrentam dificuldades diárias. Em Corumbá, a mãe de quatro filhos, Dayana Pereira Ortiz, de 28 anos, relata como o programa foi fundamental para a sua família: “O cartão me ajuda a me controlar. Quando o valor cai, corro para o mercado e compro o que é essencial para meus filhos”, afirma Dayana, que sonha em um dia devolver o benefício, caso sua situação melhore.

Aline Borges, 24 anos, também de Corumbá, vive com a filha Eloá, de um ano, em uma casa cedida pelo avô. Sem emprego, ela depende do Mais Social e do Conta de Luz Zero para garantir o básico para sua filha e aliviar o peso das contas. “Com o cartão, consigo comprar frutas e verduras, tudo o que minha filha precisa. E a conta de luz zerada é um grande alívio”, conta Aline, que sonha em fazer faculdade e melhorar sua condição de vida.

Em Ladário, Claudineia Alencar, 38 anos, mãe de quatro filhos, também encontra no programa o apoio necessário para enfrentar os desafios. “O benefício chega na hora certa, com o cartão compro o que é essencial. Sem ele, estaria em dificuldade”, afirma. Aline, assim como outras beneficiárias, já faz planos para o futuro, com a esperança de, em breve, poder devolver o benefício quando sua situação melhorar.

Outra história de força e resiliência vem de Jocilene Conceição, 34 anos, que mora em Ladário com a filha Paloma, de 11 anos. Abandonada pelo pai da criança, Jocilene, apesar das dificuldades, segue em frente com o apoio do Mais Social e do Conta de Luz Zero. “O programa me ajuda a alimentar minha filha. Com o auxílio e a luz zerada, consigo manter a casa e cuidar da minha família”, afirma Jocilene, que sonha ver sua filha formada e conquistando um futuro melhor.

Essas histórias refletem como o Mais Social e o Conta de Luz Zero não são apenas números ou políticas públicas, mas compromissos reais com a dignidade e o bem-estar de milhares de famílias. Gerenciado pela Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead), o Mais Social assegura o mínimo necessário à mesa de muitas famílias, enquanto o Conta de Luz Zero alivia um dos maiores custos mensais, permitindo que as famílias se concentrem em melhorar suas condições de vida e alcançar seus sonhos.

Fotos: Monique Alves/Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Com informações Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

HRMS promove roda de conversa sobre amamentação e doação de leite humano

Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)...

Discussão por boné termina em homem ameaçado no Jardim Alvorada

Vítima tentou reaver objeto perdido há algumas semanas com colega, onde chegou até a dizer ainda que quebraria seus pertences.

Casal morre e filha fica gravemente ferida após colisão na BR 262 em Três Lagoas

Acidente ocorreu durante forte chuva na noite deste domingo, 11, onde suspeita é de que o veículo teria aquaplanado na pista antes de colisão.