37.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

Ásia pode ser desafio para a Apple

Economia – 30/01/2012 – 08:01

Os investidores da Apple têm uma resposta curta para aqueles que imaginam se a gigante da eletrônica conseguirá manter seu ímpeto fenomenal nos próximos anos: Ásia.

A fabricante de produtos de sucesso como iPhone, iPad e iPod mal arranhou a superfície na região, que abriga cerca de 60 por cento da população mundial -fato a que a Apple mesma aludiu ao anunciar resultados notáveis nesta semana.

Os números da Apple, que incluíam alta de 70 por cento na receita para o trimestre terminado em dezembro e uma duplicação nos lucros, na verdade excluíam as vendas de seu mais novo e quente produto, o iPhone 4S, em seu maior mercado potencial, a China.

O mais novo iPhone só chegou oficialmente à China neste mês, e houve tumultos porque a procura imediatamente se provou superior à oferta. Compradores que não encontraram aparelhos lançaram ovos contra uma das lojas da Apple em Pequim.

E, à sombra da China, outros mercados asiáticos virtualmente inexplorados, como o da Índia e Indonésia, ainda não foram conquistados; juntos, eles abrigam 1,4 bilhão de pessoas.

“Quero um iPhone por motivo de estilo de vida. É o celular da moda”, disse Dylan, 19, que trabalha em uma loja de moda, a The Goods Dept, no centro de Jacarta.

Usando um corte moderno de cabelo, uma gargantilha com um pendente vistoso, jeans e óculos Ray Ban clássicos, ele é um exemplo típico dos consumidores preocupados com o estilo, no mundo inteiro, para quem os esguios aparelhos da Apple são tanto acessórios de moda essenciais quanto aparelhos eletrônicos úteis.

Mas Dylan, e outros milhões de consumidores asiáticos esperançosos, de Jacarta a Xangai e Mumbai, têm um problema: os produtos que desejam estão além de seu alcance. Ao preço de cerca de 830 dólares, mesmo o iPhone 4, o modelo precedente, custa duas vezes o salário mensal de um jovem operador de câmbio em Jacarta.

Esse simples fato -a acessibilidade de preços na Ásia emergente- servirá para testar a fé na capacidade da Apple para manter seu crescimento tórrido de vendas sem que precise ingressar em uma nova categoria de produtos, como os televisores.

Ainda que as ações da companhia continuem a subir, seu múltiplo caiu: negociadas a 30 vezes seu lucro futuro alguns anos atrás, elas agora têm múltiplo de 15 vezes.

Enquanto a Apple espera que a renda na Ásia cresça, há o risco de que concorrentes espertos, especialmente a Samsung, pode avançar neste mercado com produtos mais baratos e com apelo semelhante.

Mas, apesar de sinais de que a Ásia não é um fruta madura para a Apple colher, alguns analistas do setor estão confiantes de que o apelo coletivo da região sobre o iPhone será satisfeito, e os que os lucros da Apple vão crescer também.

Fonte: Thomson Reuters

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Idoso é preso dentro do Fórum de Três Lagoas por homicídio na Bahia

Homem de 73 anos foi detido durante oitiva após descoberta de mandado de prisão Um idoso de 73 anos foi preso pela Polícia Militar dentro...

Casos de sarampo chegam a 37 no Brasil, mas país mantém certificado de eliminação da doença

Ministério da Saúde reforça importância da vacinação e intensifica ações de vigilância para evitar reintrodução do vírus

Prefeitura de Três Lagoas realiza 1º Seminário de Agentes Comunitários e de Endemias

Evento destacou a importância da valorização e capacitação dos profissionais que atuam na linha de frente da saúde pública