20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 5 de maio, 2025

Estão abertas as inscrições para bolsas internacionais voltadas a estudantes negros nas áreas de ciência e tecnologia

O programa Black STEM, que oferece bolsas de estudo no exterior para estudantes negros nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática, está com inscrições abertas até 30 de abril. Os selecionados podem receber até R$ 35 mil para ajudar nos custos acadêmicos. A iniciativa é do Fundo Baobá, com apoio da B3 Social e parceria da Brasa, associação de estudantes brasileiros no exterior.

O resultado será divulgado em 11 de julho, no portal do Baobá.

Na primeira edição, cinco estudantes foram contemplados, entre eles Eric Ribeiro, de São Paulo, que hoje estuda engenharia aeroespacial e física na Universidade de Notre Dame, nos EUA. Ele destaca que o apoio familiar foi essencial e fala sobre os desafios da adaptação, como o clima e a saudade de casa. Apesar disso, valoriza as amizades, a convivência com professores e a estrutura da universidade.

Eric também recebe apoio emocional e psicológico por meio do programa, além de participar de mentorias e ter acesso a uma rede de apoio com outros bolsistas.

A diretora de programas do Baobá, Fernanda Lopes, ressalta que o Black STEM vai além das bolsas: busca garantir a permanência de estudantes negros no ensino superior internacional e valoriza as contribuições históricas da população negra para a ciência. “Grandes descobertas também podem ser protagonizadas por pessoas negras”, afirma.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura não repassará custo da Taxa do Lixo 2025 para a população de Três Lagoas

A decisão reflete o compromisso da atual gestão com a responsabilidade fiscal e o cuidado com os recursos públicos.

Manicure de Três Lagoas luta para provar que está viva e se revolta com indenização de apenas R$ 3 mil

Após ser declarada morta no SUS, mulher de 57 anos enfrenta calvário judicial para ter direito à saúde, pagar tratamentos do próprio bolso e ainda contesta valor irrisório fixado como reparação por danos morais.

Aumento de casos respiratórios pressiona hospitais e reforça necessidade de vacinação contra gripe

Assim como em diversas cidades de Mato Grosso do Sul e do país, os hospitais locais estão enfrentando um crescimento significativo na procura por atendimentos relacionados a síndromes gripais, pneumonias e outras doenças respiratórias.