20.9 C
Três Lagoas
quinta-feira, 6 de novembro, 2025

MS pioneiro no Programa Dignidade Menstrual, beneficiando mulheres privadas de liberdade e comunidades carentes

Mato Grosso do Sul é pioneiro na implantação do Programa Dignidade Menstrual, que visa a produção de absorventes em unidades prisionais, beneficiando mulheres privadas de liberdade e em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa, desenvolvida pela Agepen em parceria com a Senappen, também oferece capacitação profissional e remição de pena às detentas.

O programa começou este mês, com a produção iniciada no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande, e no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, envolvendo 17 internas. O projeto é parte do Plano de Gestão da Agepen e utiliza maquinário especializado para otimizar a produção. Além disso, a Agepen busca parcerias com municípios para distribuir absorventes a comunidades carentes, como em Rio Brilhante, onde a produção é aprimorada e distribuída para escolas e instituições de saúde.

O sucesso do programa em Mato Grosso do Sul tem servido de modelo para outros estados, como o Rio de Janeiro. A coordenadora-geral de Cidadania da Senappen, Cíntia Rangel Assumpção, destacou que o estado se tornou referência na implementação e distribuição dos absorventes, reafirmando seu compromisso com a inclusão social e a ressocialização das internas.

Com informações Comunicação Agepen e Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capítulo Roberto Ribeiro de Souza nº 460 – 25 Anos de História, Amizade e Fraternidade

No último sábado, dia 1º, no Templo  da Loja Maçônica Regente Feijó IV n. 4, foi realizada a celebração dos 25 anos de Instalação...

Briga dentro de shopping em Três Lagoas viraliza nas redes sociais

Vídeo que circulou nesta terça-feira mostra dois homens trocando socos e ameaças próximo à porta de entrada do estabelecimento.

Em uma noite, duas mulheres são vítimas de feminicídio em MS

Crimes em Jardim e Aparecida do Taboado elevam número de feminicídios no estado em 2025