30.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de maio, 2025

Terapia de reposição hormonal: mitos e verdades sobre a menopausa

A terapia de reposição hormonal (TRH) é uma prática comum para aliviar os sintomas da menopausa, mas também é alvo de diversos mitos, especialmente entre as pessoas com útero. Nesse período de transição, médicos frequentemente prescrevem hormônios como estrogênio e progesterona para mitigar sintomas como insônia, fogachos, cansaço e perda de libido. A reposição pode ser feita por meio de comprimidos, géis ou adesivos transdérmicos.

No entanto, circulam informações equivocadas que alimentam o estigma em torno dessa terapia, incluindo a ideia de que ela traz riscos excessivos ao corpo e pode causar ganho de peso. Para esclarecer essas dúvidas, a endocrinologista e doutora pela Universidade de São Paulo (USP), Lorena Amato, conversou com à imprensa e explicou os benefícios e riscos da TRH.

De acordo com Amato, a terapia apresenta alguns riscos, como o aumento da possibilidade de trombose venosa, embolia e, em alguns casos, câncer de mama, principalmente quando envolve o uso de estrogênios orais. No entanto, a médica negou a ideia de que a TRH cause ganho de peso, embora reconheça que a progesterona possa, ocasionalmente, levar à retenção de líquidos.

A especialista também destacou que a terapia de reposição hormonal não é indicada para todas as mulheres na menopausa. Ela é recomendada apenas para aquelas que enfrentam sintomas incômodos, como insônia e cansaço extremo. “Algumas mulheres passam pela menopausa sem grandes desconfortos e, com um bom estilo de vida, podem viver bem sem a necessidade de TRH”, afirmou. O tempo de uso da reposição varia de paciente para paciente e pode ser interrompido quando houver contraindicações ou quando a paciente decidir suspender.

Outro ponto importante abordado por Amato é que a terapia de reposição hormonal não tem efeito contraceptivo. Se a TRH for iniciada na perimenopausa, o período que antecede a menopausa, ainda há chances de gravidez, embora remotas, caso a paciente esteja ovulando.

Com isso, é essencial que as mulheres que estão considerando a TRH consultem seu médico para esclarecer dúvidas e avaliar a necessidade da terapia, sempre com base em suas condições e sintomas específicos.

Com informações CNN Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas se destaca no Circuito Fedams e conquista 47 medalhas na natação

A equipe de natação da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) da Prefeitura de Três Lagoas obteve um desempenho expressivo no Circuito...

Criminoso é preso ao tentar furtar fiação elétrica durante queda de energia no Interlagos

Autor, de 53 anos foi encontrado escondido em barraco de lona com ferramentas utilizadas no crime.

Força Tática cumpre três mandados de prisão no Paranapungá

Homem de 30 anos, já conhecido no meio policial, foi capturado durante patrulhamento em Três Lagoas.