21.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 3 de fevereiro, 2026

Estudo revela que herpes pode chegar ao cérebro via nariz durante sexo oral, causando danos e complicações

Pesquisadores da Universidade de Chicago alertam que o herpes simplex tipo 1 (HSV-1), causador do herpes labial, pode alcançar o cérebro através do nariz durante o sexo oral, resultando em inflamação cerebral e possíveis danos, como encefalite ou até contribuir para doenças como Alzheimer.

O estudo revela que uma enzima chamada heparanase (HPSE), normalmente responsável pela remoção de células danificadas, é sequestrada pelo vírus, exacerbando a inflamação e causando danos cerebrais. Nos testes com camundongos, aqueles com níveis normais de HPSE sofreram infecções mais graves, com danos cerebrais e sintomas como perda de memória, ansiedade e dificuldade de equilíbrio. No entanto, quando os camundongos tinham níveis reduzidos de HPSE, os danos foram menos severos.

Embora a maioria das pessoas que carrega HSV-1 experimente apenas sintomas leves, como aftas, o estudo sugere que, quando o vírus atinge o cérebro, pode ter consequências de longo prazo. A pesquisa destaca que, devido à natureza do HSV-1, a transmissão pode ocorrer durante o sexo oral, com o vírus sendo injetado através do contato com feridas infecciosas.

Os sintomas típicos da herpes labial incluem formigamento, coceira, ardência, bolhas e feridas avermelhadas. Além disso, lesões podem surgir não só na parte externa da boca, mas também no céu da boca, na língua, nas bochechas, na gengiva e até mesmo na garganta.

Com informações EXTRA Globo

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Terça-feira terá calor, alta umidade e risco de pancadas de chuva em Três Lagoas

Previsão indica tempo abafado, trovoadas isoladas ao longo do dia e temperaturas chegando aos 33 °C

Som alto na madrugada termina em apreensão e suspeito preso no Vila Nova

Equipe da Força Tática flagrou veículo com volume excessivo após denúncia de moradores

Contrato da Rota da Celulose é assinado e prevê R$ 10,1 bilhões em investimentos em rodovias de MS

Concessão de 30 anos vai modernizar 870 quilômetros, ampliar a segurança viária e melhorar o escoamento da produção no Estado