30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Hospital Regional de Três Lagoas intensifica cirurgias de catarata e prevê 100 procedimentos em abril

Mais de 80 cirurgias foram realizadas nos últimos 70 dias, beneficiando pacientes da Costa Leste de Mato Grosso do Sul.

O Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé, em Três Lagoas, tem ampliado o atendimento oftalmológico e, nos últimos 70 dias, realizou mais de 80 cirurgias de catarata. O número reflete o esforço da unidade, gerenciada pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), para reduzir a demanda por esse tipo de procedimento na região. A previsão para abril é ainda mais ambiciosa, com a realização de 100 cirurgias.

Desde dezembro de 2024, o hospital tem mantido um fluxo contínuo de cirurgias do aparelho visual, com 49 procedimentos realizados naquele mês, 40 em janeiro, 33 em fevereiro e mais 40 programados para março. A unidade dispõe de estrutura moderna para triagem e realização das cirurgias, que incluem catarata, pterígio e vitrectomia.

A coordenadora do ambulatório, Ana Caroline Fonseca, destaca que a organização desse serviço melhora o atendimento aos pacientes e reduz o tempo de espera. “Estes procedimentos são rápidos e conseguimos realizá-los de forma eficaz no ambulatório. Os pacientes passam por uma triagem para definir a necessidade da cirurgia, o que nos permite otimizar o fluxo e garantir maior qualidade de vida para eles”, explica.

Para o diretor-geral da unidade, Henrique Schultz, atender cirurgias de menor complexidade com eficiência é essencial para acelerar os tratamentos oftalmológicos e garantir que mais pessoas tenham acesso à saúde visual. “Nosso hospital foi projetado para realizar desde procedimentos altamente complexos, como cirurgias neurológicas, até intervenções mais simples, como as cirurgias de catarata. Esse equilíbrio permite que a população receba o atendimento adequado em tempo hábil”, ressalta.

Com a meta de 100 cirurgias programadas para abril, o Hospital Regional reafirma seu compromisso com a saúde da população de Três Lagoas e região, garantindo acesso a tratamentos oftalmológicos de qualidade e reduzindo a fila de espera para procedimentos essenciais.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo