23.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Operação Carnaval 2025 do Detran-MS registra queda em infrações relacionadas ao álcool e aumento de motoristas sem CNH

A Operação Carnaval 2025 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Civil Metropolitana, resultou na abordagem de 1.828 veículos em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, abrangendo tanto as rodovias estaduais quanto as vias urbanas. A operação teve foco na fiscalização de infrações de trânsito, especialmente relacionadas ao uso de álcool e à documentação dos motoristas.

De acordo com dados da operação, o número de testes de etilômetro (teste do bafômetro) caiu 9,45% em relação ao ano anterior. Em 2024, foram realizados 4.519 testes, enquanto em 2025 esse número caiu para 4.092. A boa notícia, no entanto, é a significativa redução no número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Em 2024, 13 motoristas foram pegos em flagrante dirigindo alcoolizados, enquanto em 2025 esse número caiu para 4, uma diminuição de 69,23%.

Redução nas recusas e prisões

A diminuição nos casos de pessoas dirigindo alcoolizadas é atribuída, segundo o Gerente da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala, ao trabalho contínuo de conscientização da população e às políticas públicas de fiscalização. “Essa diminuição no número de pessoas flagradas bêbadas dirigindo é, em grande parte, uma conscientização da população sobre o quanto isso é errado e pode matar as pessoas, e também ao bom trabalho dos órgãos de fiscalização, que estão cada vez mais preparados e treinados para prevenir essa prática ilegal”, afirmou Ajala.

Outro dado positivo da operação foi a queda no número de recusas ao teste do bafômetro. Em 2024, 410 motoristas se recusaram a realizar o teste, enquanto em 2025 o número caiu para 223, uma redução de 45,61%. Isso indica que, em sua maioria, os motoristas abordados estavam dirigindo de forma legal e sem ingerir álcool.

Em relação às prisões, o número de pessoas detidas por dirigirem alcoolizadas também teve uma redução. Em 2024, sete motoristas foram presos, enquanto em 2025 esse número caiu para quatro.

Embora os dados sobre o consumo de álcool e direção mostrem uma melhora significativa, uma nova preocupação tem ganhado destaque nas fiscalizações: o aumento de motoristas flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2024, 77 pessoas foram flagradas sem a documentação necessária para conduzir veículos, e esse número cresceu 22,08% em 2025, chegando a 94 flagrantes.

“Essa tem sido uma crescente preocupante nos últimos anos. Apesar de os números sobre direção sob efeito de álcool estarem caindo, a quantidade de motoristas sem CNH vem aumentando, o que é uma nova preocupação para os órgãos fiscalizadores”, alertou Ruben Ajala.

Com informações Detran-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.