35.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Operação Carnaval 2025 do Detran-MS registra queda em infrações relacionadas ao álcool e aumento de motoristas sem CNH

A Operação Carnaval 2025 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS), realizada em parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e a Guarda Civil Metropolitana, resultou na abordagem de 1.828 veículos em todo o Estado de Mato Grosso do Sul, abrangendo tanto as rodovias estaduais quanto as vias urbanas. A operação teve foco na fiscalização de infrações de trânsito, especialmente relacionadas ao uso de álcool e à documentação dos motoristas.

De acordo com dados da operação, o número de testes de etilômetro (teste do bafômetro) caiu 9,45% em relação ao ano anterior. Em 2024, foram realizados 4.519 testes, enquanto em 2025 esse número caiu para 4.092. A boa notícia, no entanto, é a significativa redução no número de motoristas flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. Em 2024, 13 motoristas foram pegos em flagrante dirigindo alcoolizados, enquanto em 2025 esse número caiu para 4, uma diminuição de 69,23%.

Redução nas recusas e prisões

A diminuição nos casos de pessoas dirigindo alcoolizadas é atribuída, segundo o Gerente da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Viário, Ruben Ajala, ao trabalho contínuo de conscientização da população e às políticas públicas de fiscalização. “Essa diminuição no número de pessoas flagradas bêbadas dirigindo é, em grande parte, uma conscientização da população sobre o quanto isso é errado e pode matar as pessoas, e também ao bom trabalho dos órgãos de fiscalização, que estão cada vez mais preparados e treinados para prevenir essa prática ilegal”, afirmou Ajala.

Outro dado positivo da operação foi a queda no número de recusas ao teste do bafômetro. Em 2024, 410 motoristas se recusaram a realizar o teste, enquanto em 2025 o número caiu para 223, uma redução de 45,61%. Isso indica que, em sua maioria, os motoristas abordados estavam dirigindo de forma legal e sem ingerir álcool.

Em relação às prisões, o número de pessoas detidas por dirigirem alcoolizadas também teve uma redução. Em 2024, sete motoristas foram presos, enquanto em 2025 esse número caiu para quatro.

Embora os dados sobre o consumo de álcool e direção mostrem uma melhora significativa, uma nova preocupação tem ganhado destaque nas fiscalizações: o aumento de motoristas flagrados dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Em 2024, 77 pessoas foram flagradas sem a documentação necessária para conduzir veículos, e esse número cresceu 22,08% em 2025, chegando a 94 flagrantes.

“Essa tem sido uma crescente preocupante nos últimos anos. Apesar de os números sobre direção sob efeito de álcool estarem caindo, a quantidade de motoristas sem CNH vem aumentando, o que é uma nova preocupação para os órgãos fiscalizadores”, alertou Ruben Ajala.

Com informações Detran-MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS institui Rede de Transformação Digital para modernizar serviços públicos

Decreto integra órgãos do Executivo e fortalece governança, eficiência e experiência do cidadão O Governo de Mato Grosso do Sul instituiu oficialmente a Rede Estadual...

Prévia da inflação de dezembro fica em 0,25% e mantém índice de 2025 dentro da meta

IPCA 15 acumula alta de 4,41% em 12 meses, segundo dados divulgados pelo IBGE A prévia da inflação oficial de dezembro registrou variação de 0,25%,...

Estado regulamenta lei e passa a responsabilizar empresas por atos lesivos à administração pública

Multas podem variar de R$ 6 mil a R$ 60 milhões, conforme o faturamento das pessoas jurídicas O Governo de Mato Grosso do Sul regulamentou...