18.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

‘Novo RG’: agendamento para emissão é aberto em MS para o mês de abril; confira o passo a passo

Segundo a Sejusp, foram disponibilizadas 2,1 mil vagas diárias para atendimento. O g1 reuniu informações do passo a passo e documentos necessários para emissão do documento.

Pessoas interessadas em emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), conhecida como ‘Novo RG’, podem agendar atendimento para o mês de abril.

Conforme a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), 2,1 mil vagas diárias foram disponibilizadas, sendo 800 para Campo Grande e 1,3 mil para os 78 municípios do interior do estado.

Como funciona o agendamento?

Confira se o protocolo com o agendamento chegou no e-mail cadastrado.

É realizado pelo site da Sejusp (acesse aqui)

Selecione o município em que deseja emitir a CIN;

Selecione o serviço que deseja solicitar – 1ª ou 2º emissão da CIN;

Selecione um posto de atendimento;

Selecione o melhor dia e horário;

Preencha os dados pessoais;

Digite os caracteres de segurança;

Quais documentos são obrigatórios e devo apresentar para emissão da 1ª via?

  • Certidão de nascimento (para os solteiros) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada
  • Certidão de casamento (para os casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados, com as devidas averbações) – documento original, em bom estado de conservação, e uma cópia legível que não precisa ser autenticada. Na ocorrência de segundo casamento, deve ser apresentada a nova certidão e a do casamento anterior com as averbações necessárias.
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física) – emitir o comprovante de situação cadastral do CPF, no site da Receita Federal (acesse aqui)
  • Certidão de Naturalização (se for o caso) – mesmo se casado no Brasil
  • Para quem for emitir 2ª via da CIN, além dos documentos acima, é preciso apresentar comprovante impresso do PIX ou comprovante da guia de recolhimento junto à guia DAEMS impressa.

Documentos opcionais para emissão que podem ser levados no dia agendado

  • Número de Identificação Social (NIS)
  • Programa de Integração Social (PIS)
  • Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
  • Título de Eleitor
  • Documento de Identidade profissional expedido por órgão ou entidade legalmente autorizado
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Certificado Militar
  • Tipo sanguíneo e fator RH, com comprovação de exame laboratorial
  • Atestado médico ou documento oficial que comprove a vulnerabilidade ou condição particular de saúde
  • Requerimento de inclusão do nome social
  • Cartão SUS

Quanto custa a emissão da 1ª e 2ª vias?

  • 1ª via – Gratuita
  • 2ª via – taxa de 4 UFERMS (cotação pode ser consultada neste link) – em março de 2025, 1 UFERMS corresponde a R$51,94, o que totaliza R$207,76 neste mês.
  • Correção de erros no prazo de 30 dias do recebimento da Carteira de Identidade – Gratuita
  • Correção após 30 dias do recebimento do documento – taxa de 4 UFERMS
  • Trocar nome de solteiro para casado – taxa de 4 UFERMS
  • Atualização de dados, foto, assinatura – taxa de 4 UFERMS
  • Extravio – taxa de 4 UFERMS

Outras dúvidas podem ser consultadas no site da Sejusp (clique aqui).

Sobre a Carteira de Identidade Nacional

O prazo de validade da Carteira de Identidade Nacional varia conforme a faixa etária. Para crianças de 0 a 12 anos, o prazo é de cinco anos; de 12 a 60, a validade é de 10 anos; a partir dos 60 a validade é indeterminada.

O ‘novo RG’ também não traz distinção entre o nome social e nome de registro civil, com adição do campo nome social.

Outro diferencial é que a CIN apresenta número de identificação único, válido em todo o país. Conforme a Sejusp , o novo documento adota o mesmo código internacional utilizado em passaportes, o MRZ (Machine Readable Zone), e também reduz a probabilidade de golpes e fraudes envolvendo o mesmo.

A Sejusp ressalta que a emissão do novo modelo de carteira de identidade não precisa ser solicitada pelas pessoas imediatamente, já que o modelo antigo do RG vale até 2032.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.

Lei: Arara-azul se torna a ave símbolo do Estado de Mato Grosso do Sul

Nova lei estadual reconhece a arara-azul como ave símbolo de Mato Grosso do Sul, destacando sua importância ecológica, cultural e turística.