21.3 C
Três Lagoas
sexta-feira, 7 de novembro, 2025

Aglomerações durante o Carnaval podem aumentar transmissão de vírus respiratórios

Às vésperas do carnaval, o Brasil não registra alta incidência de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) causados pela covid-19, e estados como Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Sergipe e Mato Grosso mostram estabilidade ou oscilação nos números. No entanto, a Fiocruz alerta que aglomerações durante as festividades podem favorecer a transmissão de vírus respiratórios, como a covid-19, e recomenda que pessoas com sintomas gripais evitem participar de festas e busquem ajuda médica caso os sintomas se agravem.

A vacinação também continua sendo uma medida importante, especialmente para grupos vulneráveis, como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades. A vacinação básica está disponível para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, e reforços periódicos são necessários para outros grupos.

Até o dia 22 de fevereiro, o Brasil registrou cerca de 13,5 mil casos de SRAG, com 2,2 mil confirmados por covid-19. A síndrome respiratória resultou em 1.194 mortes, das quais 466 foram causadas pelo coronavírus. A SRAG compromete a função pulmonar e pode levar à morte, especialmente em pessoas vulneráveis.

Além disso, a Fiocruz destaca o aumento de casos em crianças e adolescentes após o retorno às aulas, especialmente em sete estados: Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Em Goiás e no DF, o vírus sincicial respiratório (VSR) tem sido o principal causador da doença em menores de 2 anos. Nos outros estados, os dados ainda não são suficientes para identificar o vírus responsável.

Em nove estados, a incidência de SRAG em crianças continua baixa, mas apresenta tendência de crescimento, com destaque para Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil de MS participa de capacitação nacional contra o crime organizado em Brasília

Delegado da DECCO representa o estado em curso promovido pelo Ministério da Justiça para aprimorar investigações de alta complexidade.

Mãe pede justiça após atropelamento de filhos no Jardim Flamboyant

Câmera de segurança registrou o momento em que carro atinge duas crianças em bicicleta no início desta semana.

Jovem agride familiares após discussão em casa no Jardim das Oliveiras

Confusão começou após desentendimento sobre cuidados com uma criança.