25.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 11 de fevereiro, 2026

SES alerta sobre riscos em palestra para alunos e professores

Mais de 300 alunos e professores da Escola Estadual Dr. Rubens de Castro Pinto, em Caracol, participaram, nos dias 26 e 27 de fevereiro, de palestra educativa sobre os malefícios do cigarro eletrônico. A ação foi promovida pela Vigilância Sanitária da SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo é conscientizar sobre os danos à saúde causados pelo uso desses dispositivos, especialmente entre os jovens, e reforçar o combate à comercialização ilegal na região de fronteira, onde a entrada desses produtos ilícitos é mais intensa.

Além da palestra, a iniciativa inclui operações de fiscalização no comércio local, em conjunto com a Vigilância Sanitária municipal. Durante a ação em Caracol, cigarros eletrônicos e outros produtos fumígenos ilegais foram apreendidos, reforçando o compromisso com a proteção da saúde pública.

“As fiscalizações são fundamentais para coibir o comércio irregular e proteger a saúde da população, principalmente dos jovens, que são os mais vulneráveis a esses produtos nocivos”, destacou Matheus Moreira Pirolo, fiscal da Vigilância Sanitária da SES. “Nosso trabalho inclui ações educativas e operações de fiscalização para garantir que a legislação seja cumprida e que esses dispositivos não cheguem às mãos dos consumidores”, complementou.

As atividades fazem parte do PSE (Programa Saúde na Escola) e incluem não apenas palestras educativas, mas também entrevistas e participação em programas de rádio para ampliar o alcance da conscientização. A SES segue atuando para reduzir os riscos associados ao consumo de cigarros eletrônicos, especialmente entre os jovens.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Detran-MS torna obrigatório agendamento prévio para atendimentos presenciais em Campo Grande

Portaria entra em vigor no dia 17 de fevereiro e considera como data válida para prazos legais o dia do agendamento no sistema O Departamento...

Estudo do Ipea aponta que redução da jornada para 40 horas teria impacto inferior a 1% em grandes setores

Pesquisa indica que medida pode ser absorvida pelo mercado, mas exige transição gradual para pequenas empresas e setores intensivos em mão de obra A eventual...

Dólar sobe e juros avançam após IPCA de janeiro, mercado reage a cenário externo

Moeda americana opera em alta após atingir menor valor desde maio de 2024; inflação veio levemente acima das projeções O dólar opera com viés de...