22.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 5 de maio, 2025

Governo de MS investe R$ 503 mil em armamento não letal para Polícia Penal

O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por meio da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), adquiriu componentes de armamento não letal para uso do COPE (Comando de Operações Penitenciárias) da Polícia Penal. O investimento total foi de R$ 503.125,60, com recursos provenientes do Funpen (Fundo Penitenciário Nacional), repassados ao Funpes (Fundo Penitenciário Estadual) por meio de uma parceria com a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais).

Os materiais adquiridos incluem granadas explosivas e fumígenas, espargidores de agente pimenta e cartuchos calibre 12 com projétil de elastômero macio. Todos os itens possuem tecnologia avançada, com chips de rastreabilidade por radiofrequência, o que garante maior controle e segurança em sua utilização.

A entrega dos equipamentos já foi realizada e parte do material será destinada ao CIPE (Curso de Intervenção Prisional e Escolta), que capacita agentes para atuação em situações de conflito no sistema prisional. A aquisição foi feita de forma direta com a empresa CONDOR S/A Indústria Química, única fabricante e fornecedora dos produtos, o que caracterizou a inexigibilidade de licitação, conforme previsto na legislação.

Além dos equipamentos não letais, estão em fase final de compra munições calibre 9 mm e calibre 12, bem como espingardas calibre 12, visando ampliar a capacidade operacional da Polícia Penal.

O diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, destacou que o investimento reforça a estrutura de segurança da instituição. “A Agepen segue investindo na modernização e qualificação de seus profissionais, garantindo maior segurança nas unidades prisionais do estado”, afirmou.

Com informações Agência de Noticias do Governo de MS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sig identifica suspeitos de roubo duplamente qualificado contra idoso, em Três Lagoas

Na manhã desta segunda-feira (5), agentes da SIG, a Seção de Investigação Geral da Polícia Civil de Três Lagoas, identificaram três pessoas suspeitas de...

14º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

A 14ª Edição do Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, que recebeu  competidores de todas as partes do país e um grande público...

Comissão aprova projeto que proíbe cobrança de juros sobre imóvel atrasado no Minha Casa, Minha Vida

Saulo Pedroso, relator do projeto de lei que proíbe juros sobre parcela de imóvel do MCMV atrasada. (Foto: Divulgação Câmara Federal)