O Governo de Mato Grosso do Sul lançou o programa Recomeços, que visa ampliar o apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. A iniciativa, que está em tramitação na Assembleia Legislativa (ALEMS), concede auxílio-aluguel para mulheres em situação de acolhimento na Casa Abrigo para Mulheres. O benefício, de um salário mínimo por até seis meses (renovável), pode ser estendido a até quatro salários mínimos para a compra de móveis e utensílios.
Além de mulheres vítimas de violência, filhos de vítimas de feminicídio também podem ser beneficiados, desde que comprovem vulnerabilidade econômica. O objetivo é oferecer suporte para a independência financeira das vítimas, possibilitando uma nova chance longe do agressor.
O programa se soma a outras ações do Governo, como o Promuse, que monitora agressores, e as Salas Lilás, espaços dedicados ao atendimento humanizado das vítimas em delegacias. A iniciativa, que já alcança 48 municípios, será expandida para 76 cidades, reforçando o compromisso de combate à violência doméstica em MS.