22.4 C
Três Lagoas
sábado, 10 de maio, 2025

Novo medicamento genético melhora visão de crianças com deficiência visual grave

Quatro crianças com deficiência visual grave devido a um problema genético no gene AIPL1 apresentaram melhora significativa na visão após tratamento com um novo medicamento genético. Desenvolvido pelo Instituto de Oftalmologia da University College London e pelo Moorfields Eye Hospital, no Reino Unido, o tratamento envolve a injeção de cópias saudáveis do gene AIPL1 na retina. O medicamento é transportado por um vírus inofensivo, permitindo que o material genético substitua o DNA defeituoso.

Os pequenos pacientes, diagnosticados com uma forma grave de distrofia da retina, tinham visão limitada à distinção entre luz e escuridão, sendo legalmente classificados como cegos. O tratamento, realizado de forma minimamente invasiva, foi administrado inicialmente em um dos olhos para garantir a segurança. Ao longo de quatro anos, todos os pacientes apresentaram melhorias notáveis no olho tratado, enquanto o outro perdeu visão.

Os resultados, publicados na revista The Lancet, mostram o impacto transformador da terapia genética precoce. Essa abordagem traz esperança para crianças com diferentes cegueiras genéticas, ampliando o acesso a tratamentos futuros. A terapia genética para outra forma de cegueira genética, a deficiência de RPE65, já está disponível no Sistema Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido desde 2020.

James Bainbridge, especialista em retina e cirurgião de retina no Moorfields Eye Hospital, afirmou que o tratamento precoce pode transformar a vida das crianças afetadas, pois a deficiência visual tem impacto devastador no desenvolvimento. Pais, como os de Jace, uma das crianças tratadas, estão entusiasmados com os resultados, destacando a melhora no comportamento e na qualidade de vida do filho.

O oftalmologista Breno Leão ressalta que o principal benefício do tratamento é a preservação das células retinianas, que, sem a intervenção, morrem precocemente e não se regeneram. Com o tratamento, as células sobrevivem por mais tempo, mantendo a visão funcional e útil.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Família reconhece jovem encontrado morto no Rio Paraná em Três Lagoas e caso levanta suspeitas

Luiz Henrique de Paula Costa, de 20 anos, enfrentava problemas com dependência química e já havia tentado suicídio; polícia investiga as causas da morte ocorrida na véspera do Dia das Mães.

Rota da Celulose vai qualificar rodovias, impulsionar economia e mudar realidade de muitas pessoas

Estas melhorias vão ajudar não apenas o escoamento da produção, mas a vida das pessoas que passam pelas estradas, tendo mais segurança e rapidez, assim como comerciantes, produtores, empresários e quem mora nas cidades beneficiadas.

Jogos Escolares da Juventude de MS 2025 começam na próxima semana em Três Lagoas

A edição contará com mais de 3,2 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 63 municípios sul-mato-grossenses. As disputas serão organizadas em blocos de modalidades, conforme o calendário oficial da competição.