18.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Novo tratamento para doença sanguínea rara é aprovada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação do registro do crovalimabe, um anticorpo monoclonal destinado ao tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma doença sanguínea rara. O medicamento é indicado para pacientes adultos e pediátricos a partir de 13 anos e com peso superior a 40 quilos.

De acordo com a Roche Farma Brasil, fabricante do crovalimabe, esta é a primeira medicação subcutânea com aplicação rápida de baixo volume e simples administração (uma vez a cada quatro semanas) disponível no Brasil.

HPN: uma condição rara e debilitante

A hemoglobinúria paroxística noturna afeta cerca de 3,5 mil pessoas no Brasil e 20 mil em todo o mundo. Nos pacientes com HPN, os glóbulos vermelhos são destruídos pelo sistema complemento, uma parte do sistema imunológico que age como a primeira linha de defesa contra infecções.

Os sintomas da HPN variam de anemia e fadiga a insuficiência renal e coágulos sanguíneos associados à trombose, a principal causa de complicações e mortes relacionadas à doença. Sem tratamento, a mortalidade entre pacientes com HPN severa é de aproximadamente 35% em cinco anos.

Eficácia comprovada e novas possibilidades

Segundo a Roche, inibidores de C5 como o crovalimabe bloqueiam a parte final da cascata do sistema complemento e têm se mostrado uma intervenção eficaz e segura, sendo utilizados por mais de 15 anos como padrão de tratamento. A farmacêutica também está avaliando o medicamento para o tratamento da síndrome hemolítico-urêmica atípica e da anemia falciforme, entre outras condições.

O crovalimabe já foi aprovado em países como Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Catar para o tratamento de pacientes com HPN.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Moradores da Ocupação São João pedem revogação de Lei municipal durante reunião com a Prefeitura

Grupo reivindica permanência na área pública ocupada há quatro anos e questiona norma que exclui famílias do cadastro de habitação em Três Lagoas.

Proposto programa de estágio para estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul

Projeto de Lei propõe programa de estágio para alunos do ensino médio da rede pública estadual, com foco em inovação, ciência e tecnologia.

Lei: Sancionada divulgação do Protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul

Lei 6.445/2025 determina a divulgação do protocolo “Não é Não” em Mato Grosso do Sul para prevenir e enfrentar a violência contra a mulher.