24.1 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Novo tratamento para doença sanguínea rara é aprovada pela Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a aprovação do registro do crovalimabe, um anticorpo monoclonal destinado ao tratamento da hemoglobinúria paroxística noturna (HPN), uma doença sanguínea rara. O medicamento é indicado para pacientes adultos e pediátricos a partir de 13 anos e com peso superior a 40 quilos.

De acordo com a Roche Farma Brasil, fabricante do crovalimabe, esta é a primeira medicação subcutânea com aplicação rápida de baixo volume e simples administração (uma vez a cada quatro semanas) disponível no Brasil.

HPN: uma condição rara e debilitante

A hemoglobinúria paroxística noturna afeta cerca de 3,5 mil pessoas no Brasil e 20 mil em todo o mundo. Nos pacientes com HPN, os glóbulos vermelhos são destruídos pelo sistema complemento, uma parte do sistema imunológico que age como a primeira linha de defesa contra infecções.

Os sintomas da HPN variam de anemia e fadiga a insuficiência renal e coágulos sanguíneos associados à trombose, a principal causa de complicações e mortes relacionadas à doença. Sem tratamento, a mortalidade entre pacientes com HPN severa é de aproximadamente 35% em cinco anos.

Eficácia comprovada e novas possibilidades

Segundo a Roche, inibidores de C5 como o crovalimabe bloqueiam a parte final da cascata do sistema complemento e têm se mostrado uma intervenção eficaz e segura, sendo utilizados por mais de 15 anos como padrão de tratamento. A farmacêutica também está avaliando o medicamento para o tratamento da síndrome hemolítico-urêmica atípica e da anemia falciforme, entre outras condições.

O crovalimabe já foi aprovado em países como Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Emirados Árabes Unidos e Catar para o tratamento de pacientes com HPN.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motorista foge após provocar acidente e deixar mulher com fratura exposta em Três Lagoas

Na noite do último sábado (10), um grave acidente no bairro Jardim das Acácias, em Três Lagoas, deixou uma mulher de 34 anos com...

Petrobras reforça sua atuação no setor energético com perfuração de poços e retomada de fábricas

A Petrobras iniciou a perfuração de poços no estado da Bahia, após seis anos de pausa, com o início das atividades no campo de...

Novos casos de sarampo no Brasil desafiam certificação de eliminação obtida em 2024

Após recuperar, em novembro de 2024, o certificado de eliminação do sarampo, perdido em 2019, o Brasil enfrenta novos desafios com o surgimento de...