17.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 11 de novembro, 2025

Após saída dos EUA, OMS anuncia medidas para reduzir custos

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta segunda-feira (3) uma série de medidas para reduzir custos e priorizar programas da entidade, após a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país da lista de Estados-Membros da OMS.

Tedros destacou que a saída dos Estados Unidos agrava a situação da organização. Em discurso na reunião anual do conselho executivo, ele detalhou um conjunto de medidas imediatas para proteger a força de trabalho da OMS.

As medidas incluem o realinhamento estratégico de recursos, congelamento do recrutamento de novos profissionais de saúde, exceto em áreas críticas, redução de despesas com viagens, renegociação de contratos de aquisição de produtos e insumos, e redução de investimentos.

Tedros defendeu o trabalho da OMS e as recentes reformas conduzidas pela entidade. Ele pediu que os Estados Unidos reconsiderem a decisão e dialoguem com a agência sobre possíveis mudanças.

“Lamentamos a decisão e esperamos que os Estados Unidos reconsiderem. Acolheríamos com agrado um diálogo construtivo para preservar e reforçar a relação histórica entre a OMS e os Estados Unidos”, concluiu Tedros.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Eldorado Brasil abre inscrições para o programa de estágio Super Talentos 2026

As inscrições vão até o dia 15 de dezembro, com vagas distribuídas entre as unidades de Três Lagoas (MS), São Paulo, Santos e Andradina...

Pais denunciam problemas na merenda e higiene na escola “Luloca”

Relato sobre água e talheres sujos na Escola Luz Lopes de Carvalho foi confirmado pela direção; coordenadoria de Educação diz que caso é isolado...

Salas de integração sensorial podem ser implantadas em órgãos públicos de MS

Espaços serão destinados ao acolhimento de pessoas neurodiversas, como indivíduos com TEA e TDAH Tramita na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul o Projeto...