27.4 C
Três Lagoas
sábado, 3 de maio, 2025

Inovação tecnológica transforma setor de seguros

O setor de seguros passa por intensa transformação devido à inovação tecnológica, impulsionada pela computação em nuvem, inteligência artificial e automação. As seguradoras enfrentam pressões como a demanda por experiências digitais ágeis e mudanças nos modelos de risco, incluindo alterações climáticas.

Para se adaptar, as seguradoras modernizam seus sistemas e adotam novas tecnologias. A Amazon Web Services (AWS) se destaca como parceira essencial, oferecendo ferramentas para superar desafios e promover crescimento.

Capacidade e agilidade

A infraestrutura de nuvem da AWS suporta a inovação em produtos e processos internos, especialmente na gestão de riscos. Ferramentas como Amazon SageMaker e AWS Lambda permitem processar grandes volumes de dados climáticos para criar modelos de previsão mais eficazes, ajudando a prevenir perdas e personalizar ofertas para clientes.

A computação em nuvem é essencial para a agilidade, desempenho e segurança das seguradoras, afirma Rodrigo Bessa, diretor do segmento de Serviços Financeiros da AWS Brasil.

Automação e redução de custos

A automação reduz custos operacionais. Ferramentas como Amazon Textract e Amazon Comprehend automatizam a extração de dados e a resolução de sinistros, melhorando a precisão e economizando tempo. Chatbots e assistentes virtuais como Amazon Lex e Amazon Polly melhoram o atendimento ao cliente, proporcionando interações naturais e eficazes.

Inteligência artificial

A inteligência artificial generativa emerge como tecnologia promissora no setor de seguros, criando novos modelos de negócios e prevendo comportamentos de clientes. Empresas como Itaú Unibanco e C6 Bank utilizam soluções AWS para modernizar operações e aumentar a eficiência.

Sustentabilidade e segurança

A computação em nuvem da AWS ajuda seguradoras a se tornarem mais sustentáveis e a reduzir o impacto ambiental. Além disso, a segurança é uma prioridade, com infraestrutura que inclui criptografia e monitoramento contínuo, garantindo proteção de dados e operação segura.

Com informações InfoMoney

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Vendedor de pães morre em colisão frontal com carro entre Brasilândia e Três Lagoas

Wallace Monteiro, de 30 anos morreu no local. Já a motorista do carro foi levada ao hospital, mas sem risco de morte.

Ladrão é preso após furtar bicicleta elétrica na porta de hospital

Criminoso possui extensa ficha e foi preso com uma faca e ferramentas usadas para arrombamento nesta sexta-feira, 02.

Quatro deputados de MS não assinam pedido para instalar CPI das fraudes no INSS

Parlamentares evitam assinar investigação sobre esquema que causou prejuízo milionário à Previdência Social.