21.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 22 de junho, 2026

Volvo testa comboio com carros sem motorista na Europa

Internacional – 27/01/2012 – 17:01

Dirigir lendo jornal, falando no celular, ou tomando café não é aconselhável e até proibido por lei, mas na Europa isso pode ser uma realidade que não deixará os passageiros em perigo – pelo contrário. Parte de um projeto que desenvolve tecnologia para garantir a segurança nas estradas, a Volvo anunciou que os testes com um comboio de veículos 100% no piloto automático foram realizados com sucesso nesta semana.

Um caminhão liderou o comboio de três carros, que o seguiam sem a necessidade da ação do motorista. Os veículos atingiram velocidade máxima de 90 km/h, puxada pelo caminhão, a uma distância não superior a 6 m. Além de permitir que o motorista faça outras atividades durante o percurso, a tecnologia também permite a redução do consumo – até 20% segundo a montadora – e do impacto ambiental por conta da redução do atrito do ar em veículos que seguem próximos um atrás do outro.

Com objetivo de reduzir acidentes causados pela ação do motorista ou cansaço, o projeto é apoiado pela União Europeia e reúne sete empresas. A expectativa é de que a tecnologia do piloto automático em comboios esteja disponível em cerca de dez anos.

Fonte: TERRA

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

ÚLTIMA SEMANA – Refis com até 70% de desconto encerra no dia 30 de junho

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), informa que o prazo final para aderir o Programa “Dívida Zero” REFIS...

Criança de 10 anos morre após sofrer descarga elétrica em propriedade rural de Ribas do Rio Pardo.

Uma tragédia foi registrada na tarde deste domingo (21) em uma propriedade rural na região de Ribas do Rio Pardo. Uma criança de 10...

SETURC abre inscrições para curso gratuito de fotografia em Três Lagoas

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SETURC), está com inscrições abertas para o curso gratuito “Fotografia Básica...