28.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 10 de setembro, 2025

Aposentados que ganham acima do salário mínimo terão reajuste limitado à inflação

Nesta sexta-feira (10), os aposentados que recebem valores superiores ao salário mínimo terão seus benefícios reajustados exclusivamente pela inflação. O percentual de correção será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e os pagamentos começam a ser realizados no dia 3 de fevereiro.

Este reajuste será inferior ao aplicado para os beneficiários que recebem o piso nacional, cujo aumento foi de 7,5%, elevando o valor para R$ 1.518. A diferença ocorre porque o reajuste do salário mínimo, que serve de base para os benefícios mais baixos, é composto tanto pela inflação quanto pelo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores, limitado a 2,5% ao ano. Já os aposentados que ganham acima do piso nacional têm seus pagamentos ajustados apenas com base na variação da inflação.

Essa diferença tem resultado em uma redução gradual na distância entre os valores pagos aos aposentados que recebem o piso e aqueles com aposentadorias mais altas, o que tem gerado discussões sobre a equidade entre as faixas de benefícios.

Além disso, entre 2025 e 2029, os bancos Crefisa e Mercantil serão responsáveis pela gestão da folha de pagamentos dos benefícios do INSS. Os segurados que começarem a receber aposentadoria nesse período terão seus valores pagos, preferencialmente, por essas instituições. No entanto, será possível solicitar a transferência para outras contas bancárias após o primeiro pagamento.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Falta d’água atinge diversos bairros de Três Lagoas nesta quarta-feira

Sanesul realiza conserto emergencial em rede e prevê normalização do abastecimento até as 19h

Ministro do Trabalho discute estratégias contra trabalho escravo em fazendas de MS

Senadora Soraya Thronicke participou da reunião com Luiz Marinho O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, discutiu estratégias contra o trabalho escravo em fazendas...

Três Lagoas registra 56 mil inadimplentes em meio a alta do endividamento no Estado

Dados da Serasa apontam que dívidas acumuladas afetam famílias e comércio, onde renegociação cresce entre jovens