22.9 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de janeiro, 2026

Febre oropouche atinge 22 estados com 11 mil casos

O Ministério da Saúde emitiu um alerta devido ao aumento significativo dos casos de febre oropouche, que se espalhou para 22 estados brasileiros, totalizando mais de 11 mil casos até a semana epidemiológica 50 (8 a 14 de dezembro). A febre, transmitida pelo mosquito “maruim” (Culicoides paraensis), já causou quatro mortes confirmadas em 2024 e está sob investigação em outros 24 casos, incluindo óbitos fetais e anomalias congênitas.

Os sintomas da febre oropouche incluem febre súbita, dor de cabeça intensa, dor muscular e articular, tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos. Não há tratamento específico para a doença, sendo as medidas de suporte a principal abordagem.

A febre, anteriormente restrita à Região Amazônica, agora se espalhou por quase todo o Brasil, exceto Rio Grande do Norte, Goiás, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. O Ministério da Saúde garantiu que os estoques de vacinas estão abastecidos para atender às demandas dos estados.

Com informações Correio Braziliense.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Núcleo estadual fortalece cultura de segurança e qualificação da assistência no SUS de MS

Núcleo atua de forma transversal para reduzir danos evitáveis, qualificar processos e apoiar a melhoria contínua da assistência

Mulher fica ferida após colisão de pick-up na BR 158

Condutora perdeu o controle da direção e bateu contra o guard-rail na rotatória de acesso ao Aeroporto Plínio Alarcom, onde ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

Governo de MS prorroga prazos do Refis e amplia janela para regularização de débitos

Permanecem válidos os percentuais de redução de multas e juros, as modalidades de parcelamento, que variam do pagamento à vista a até 60 parcelas, os critérios de consolidação dos créditos e as hipóteses de rompimento dos acordos.