18.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 2 de maio, 2025

A Tradição de Natal do Povo Sateré-Mawé: Hary e Karimã

Enquanto o Natal é amplamente celebrado como o nascimento de Jesus Cristo e a vinda do Papai Noel, o povo indígena Sateré-Mawé, que vive entre o Amazonas e o Pará, tem sua própria tradição natalina. Em vez do “bom velhinho” vestido de vermelho e branco, eles celebram Hary e Karimã, um casal de idosos que, por não terem filhos, fabricavam brinquedos para presentear as crianças no final do ano.

Segundo o professor e escritor Yaguarê Yamã, Hary significa “vovó” na língua sateré, e Karimã significa “massa de mandioca” em nheengatu. Após a morte do casal, os Sateré-Mawé passaram a distribuir presentes em homenagem a eles, criando o Çuriçawara, o “dia da felicidade”.

Yamã, autor de 40 livros, destaca a importância de resgatar a riqueza cultural dos povos indígenas. Ele retratou a lenda no livro “Hary e Karimã: Os bons velhinhos da floresta”, onde descreve que, no dia da felicidade, as pessoas fazem boas ações, cuidam dos doentes, dão presentes e se reúnem em família para celebrar a paz, o amor e a fraternidade.

O livro também menciona que os agricultores colhem frutas para compartilhar com suas famílias, e os caçadores preparam o jacu, uma ave nativa, como homenagem a Karimã. A chuva no fim de ano é vista como uma bênção que reforça a saudade dos bons velhinhos e celebra a felicidade do momento.

Essa história é um exemplo da diversidade cultural do Brasil e da necessidade de reconhecer e valorizar essas tradições.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Liberdade de imprensa melhora no Brasil, mas cenário mundial é o pior já registrado

O Brasil avançou 47 posições no Ranking Mundial da Liberdade de Imprensa 2025, divulgado pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), passando da 110ª colocação...

STF concede prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu na última quinta-feira (1º) prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente da República Fernando Collor...

Nos dias 02 e 03, Casa do Artesão recebe Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto

Nos dias 02 e 03 (sexta-feira e sábado) de maio acontecerá a Exposição de Orquídeas e Rosas do Deserto, na Casa do Artesão, evento...