31.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 19 de dezembro, 2025

A Tradição de Natal do Povo Sateré-Mawé: Hary e Karimã

Enquanto o Natal é amplamente celebrado como o nascimento de Jesus Cristo e a vinda do Papai Noel, o povo indígena Sateré-Mawé, que vive entre o Amazonas e o Pará, tem sua própria tradição natalina. Em vez do “bom velhinho” vestido de vermelho e branco, eles celebram Hary e Karimã, um casal de idosos que, por não terem filhos, fabricavam brinquedos para presentear as crianças no final do ano.

Segundo o professor e escritor Yaguarê Yamã, Hary significa “vovó” na língua sateré, e Karimã significa “massa de mandioca” em nheengatu. Após a morte do casal, os Sateré-Mawé passaram a distribuir presentes em homenagem a eles, criando o Çuriçawara, o “dia da felicidade”.

Yamã, autor de 40 livros, destaca a importância de resgatar a riqueza cultural dos povos indígenas. Ele retratou a lenda no livro “Hary e Karimã: Os bons velhinhos da floresta”, onde descreve que, no dia da felicidade, as pessoas fazem boas ações, cuidam dos doentes, dão presentes e se reúnem em família para celebrar a paz, o amor e a fraternidade.

O livro também menciona que os agricultores colhem frutas para compartilhar com suas famílias, e os caçadores preparam o jacu, uma ave nativa, como homenagem a Karimã. A chuva no fim de ano é vista como uma bênção que reforça a saudade dos bons velhinhos e celebra a felicidade do momento.

Essa história é um exemplo da diversidade cultural do Brasil e da necessidade de reconhecer e valorizar essas tradições.

Com informações Correio Braziliense

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Comissão aprova parcelamento de multas de trânsito para motoristas com deficiência

Medida também beneficia condutores responsáveis por pessoas com deficiência e altera o Código de Trânsito Brasileiro A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos...

Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos

Nova norma amplia o acesso ao exame e busca fortalecer o diagnóstico precoce do câncer de mama no país Mulheres com 40 anos ou mais...

Governo de MS anuncia nova chamada de aprovados em concurso para professores da Rede Estadual

Estado vai convocar 28 docentes de forma imediata e discutir nova etapa de chamamentos em 2026 O Governo de Mato Grosso do Sul vai realizar...