30 C
Três Lagoas
quarta-feira, 16 de julho, 2025

População indígena no Brasil é mais urbana, aponta Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, a população indígena no Brasil é predominantemente urbana. De acordo com os dados do Censo Demográfico de 2022, 53,97% dos indígenas viviam em áreas urbanas, somando 914,75 mil pessoas, enquanto 46,03% residiam em áreas rurais, totalizando 780,09 mil.

Esse panorama contrasta com os números do censo de 2010, quando 36,22% dos indígenas estavam em áreas urbanas (324,83 mil) e 63,78% em áreas rurais (572,08 mil). A evolução significativa nos números é atribuída a avanços no mapeamento de localidades indígenas, realizados pelo IBGE no último levantamento.

Graças a essas melhorias, a população indígena total registrada cresceu 88,96% entre 2010 e 2022, passando de 896.917 para 1.694.836 pessoas. O aumento foi ainda mais expressivo entre os indígenas urbanos, cuja população cresceu 181,6% no período.

Distribuição regional

O Sudeste lidera com o maior percentual de indígenas vivendo em áreas urbanas (77,25%), seguido pelo Nordeste (62,3%). Já as áreas rurais são predominantes no Centro-Oeste (62,05%) e no Sul (58,2%). Na região Norte, há um equilíbrio exato: metade da população indígena vive em áreas urbanas e a outra metade em zonas rurais.

Importância do Censo

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar que cobre todos os municípios do país, servindo de base para a formulação de políticas públicas e decisões sobre a alocação de recursos financeiros. Embora tradicionalmente realizado a cada dez anos, o Censo 2022 foi adiado duas vezes — inicialmente devido à pandemia de covid-19 e, posteriormente, por restrições orçamentárias.

Os dados mais recentes reforçam a importância de um levantamento detalhado, especialmente para compreender dinâmicas sociais e territoriais de populações historicamente invisibilizadas, como os povos indígenas.

Com informação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com uso de inteligência artificial, estudo aponta onde e por que os acidentes acontecem

Presença de perímetro urbano, curvas acentuadas e má iluminação estão entre os principais fatores de risco Um estudo realizado por pesquisadores da PUC-PR e da...

Projeto “O Verdadeiro Tesouro” leva evangelização infantil ao evento “A Rua é Nossa” em Três Lagoas

Com programação cristã voltada exclusivamente às crianças, ação reúne igrejas locais para levar a mensagem do Evangelho durante evento da Prefeitura na Lagoa Maior

Aos 80 anos, Carlos Paiva mantém viva a tradição do comércio em Três Lagoas

Dono das Casas Marina, comerciante relembra trajetória iniciada nos anos 1990, marcada por desafios como o Plano Collor e a pandemia, mas também por fidelidade de clientes e amor pela profissão