15.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 2 de julho, 2025

Comitê Municipal de combate ao Aedes aegypti define estratégias para a semana de combate às Arboviroses

Na quinta-feira, 28 de novembro, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti. O encontro, que aconteceu na sede dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM), contou com a participação de representantes de diversas entidades, órgãos, empresas e sociedade civil, e teve como foco principal o planejamento da Semana de Combate às Arboviroses, que ocorrerá de 9 a 13 de dezembro.

O coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira, iniciou o encontro apresentando o panorama atual da dengue no município e destacando a importância da colaboração entre as diversas instituições para o sucesso das ações. Ferreira sugeriu que cada entidade presente no Comitê envie seus cronogramas de atividades voltadas ao combate às arboviroses para o e-mail [email protected], a fim de alinhar as ações e reforçar o trabalho conjunto no combate ao mosquito Aedes aegypti. “É importante reforçar o alinhamento das iniciativas entre toda a sociedade e os diversos setores para vencermos a guerra contra o mosquito”, afirmou o coordenador.

Durante a reunião, a presidente do Comitê, Georgia Medeiros, destacou as principais ações realizadas pelo setor de Entomologia da SMS, incluindo o monitoramento de larvas, pupas e ovos de culicídeos, além do acompanhamento de armadilhas como larvitrampas e ovitrampas. Outra ação importante citada foi a realização de atividades educativas nas escolas municipais, com a entrega de coleções entomológicas e malacológicas, buscando reforçar o conhecimento dos alunos sobre o tema.

A educação tem sido uma ferramenta estratégica no combate às arboviroses, com ações contínuas do setor de Promoção da Saúde, que realiza palestras e atividades lúdicas nos centros de educação infantil e escolas da cidade, abordando temas como o descarte correto de resíduos para evitar criadouros do mosquito.

O Comitê também definiu que o próximo encontro será em janeiro, na última semana do mês. A Prefeitura de Três Lagoas convocou toda a população a se engajar nas atividades da Semana de Combate às Arboviroses, ressaltando a importância da responsabilidade coletiva no enfrentamento das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a dengue, zika e chikungunya.

Para mais informações, entrar em contato com o setor de Endemias e Entomologia da SMS pelo telefone (67) 8139-3193.

Com informações da Prefeitura de Três Lagoas.

foto: Prefeitura de Três Lagoas

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Força Tática prende dois foragidos em Três Lagoas em menos de 24 horas

Ações distintas nos bairros Jardim Alvorada e Vila Haro reforçam atuação incisiva contra criminosos procurados.

Jovem morre após moto colidir violentamente com ônibus na BR 262

Acidente fatal aconteceu perto de fábrica de celulose, onde vítima ia para o trabalho e morreu na hora nesta terça-feira, 1º.

Três Lagoas oferece 265 vagas de emprego na Casa do Trabalhador nesta quarta-feira

Parceria entre Prefeitura e Funtrab disponibiliza oportunidades em diversas áreas – confira locais, contatos e horários para se candidatar A Casa do Trabalhador de Três Lagoas...