20.8 C
Três Lagoas
terça-feira, 13 de janeiro, 2026

Com suspensão da “gotinha”, novo esquema vacinal contra a polio será aplicado em Três Lagoas

Vacinação injetável começa a ser aplicada em novembro, segundo coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas.

Nesta quarta-feira (02), em entrevista ao programa A Hora da Notícia, da Rádio Caçula, a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, Humberta Azambuja, detalhou sobre a mudança significativa no esquema vacinal contra a poliomielite em Três Lagoas, seguindo uma determinação do Ministério da Saúde. Entre os dias 30 de setembro e 3 de novembro, a aplicação da vacina oral bivalente (VOPb), conhecida como “gotinha”, será interrompida para a implementação do novo esquema com a vacina inativada poliomielite (VIP), que é injetável.

De acordo com Humberta, o novo cronograma vacinal será composto por três doses injetáveis: a primeira aplicada aos 2 meses de idade, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses, com uma dose de reforço aos 15 meses. “Essa mudança é embasada em dados epidemiológicos e recomendações científicas, além de orientações internacionais que visam aumentar a segurança e a eficácia da imunização“, afirmou Humberta.

Apesar da mudança, o tradicional mascote, o “Zé Gotinha” seguirá presente nas campanhas de vacinação, conforme garantido pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de continuar promovendo a imunização infantil em todo o país. A baixa adesão à vacinação contra a poliomielite tem preocupado as autoridades de saúde. Segundo Humberta, “Três Lagoas alcançou apenas 37% de cobertura vacinal, muito aquém da meta de 95% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Esperamos que a introdução da vacina injetável estimule uma maior adesão e, consequentemente, um reforço na proteção contra essa grave doença”.

A expectativa das autoridades é que o novo esquema vacinal ofereça uma resposta mais robusta na erradicação da poliomielite, especialmente com a segurança adicional proporcionada pela vacina injetável.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-candidatura de Marcos Pollon ao Governo de MS ganha apoio da direita conservadora do Estado

Com o crescimento nas pesquisas de intenção de voto, a pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026 do deputado...

Dor de cabeça sem fim: Moradores denunciam novas brigas e furtos em frente ao Centro POP em Três Lagoas

Em participação por telefone à Toninha Campos, secretário Fernando Garcia prometeu articulação com Polícia e Ministério Público para solucionar o problema na região

Moradora de Três Lagoas morre após cirurgia cardíaca de emergência em Campo Grande

Após dias de espera por cirurgia de emergência, Míria Peter Vitalino, de 42 anos, não resistiu ao procedimento em Campo Grande A vida de Míria...