21.4 C
Três Lagoas
quinta-feira, 19 de junho, 2025

Corpo de Bombeiros alerta sobre golpes envolvendo certificados de vistoria em MS

Instituição reforça que não envia e-mails com boletos ou informações sobre visitas; cidadãos devem estar atentos a possíveis fraudes.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) emitiu um alerta à população sobre golpes que utilizam o nome da instituição. Segundo o comunicado, a corporação não envia e-mails para agendar visitas com o objetivo de emitir ou validar certificados de vistoria, nem envia boletos com cobranças de taxas.

O CBM-MS reforça que qualquer e-mail alegando irregularidades relacionadas à vistoria pode ser uma tentativa de golpe. Em casos suspeitos, a orientação é que os cidadãos entrem em contato com a autoridade policial local imediatamente.

A emissão de certificados de vistoria no estado segue os requisitos estabelecidos pela Lei Nº 4.335, de 10 de abril de 2013, além de outras normas técnicas. Todas as orientações e regulamentações estão disponíveis no site oficial da instituição.

O Corpo de Bombeiros também esclarece que, caso seja necessário o envio de e-mails, estes seguirão o formato oficial da instituição, com o domínio “@cbm.ms.gov.br”. Cidadãos que precisem emitir certificados de vistoria para seus imóveis devem acessar o sistema Prevenir, disponível no site oficial dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul, onde podem consultar a validade de certificados, processos de segurança contra incêndios e outros serviços.

O CBM-MS oferece algumas orientações para que os cidadãos possam se proteger contra golpes:

  1. Não é prática da instituição enviar e-mails sem solicitação prévia
  2. A emissão de certificados de vistoria deve ser feita exclusivamente pelo site oficial dos Bombeiros.
  3. Em caso de dúvidas, o recomendado é procurar o Serviço de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros no município.

Com essas medidas, a corporação visa garantir a segurança da população e evitar que golpes afetem moradores e empresários do estado.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS recebe fórum participativo para planejar os próximos 25 anos do País

O evento contou com a participação dos vereadores da capital, prefeitos, representantes do setor privado, da academia, sociedade civil e secretários do Governo do Estado.

Prefeitura e Sindicato mantem diálogo para melhorias à servidores

Nesse momento, os 60 profissionais entre ACS e ACE, que ingressaram na Administração Municipal em 1997, por meio de processo seletivo têm um prazo de 60 dias para decidirem se vão aderir ao decreto.

Hemosul homenageia doadores no 14 de junho

A Rede participa da campanha nacional “Um Final Feliz”, que une 18 hemocentros em uma mobilização pela solidariedade e pela vida.