33.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de novembro, 2025

30 de julho dia mundial contra o tráfico de pessoas

Violência, manipulação, falsas oportunidades de trabalho, golpes amorosos. Esses são alguns métodos usados por traficantes para atrair pessoas de todas as idades e nacionalidades que acabam submetidas a violações de direitos como exploração sexual, trabalho escravo, adoção ilegal e remoção de órgãos

A estimativa das Nações Unidas é de que haja cerca de 2,5 milhões de vítimas em todo o mundo. Para alertar sobre esse crime e incentivar ações de prevenção, a ONU estabeleceu a data de 30 de julho como o Dia Mundial Contra o Tráfico de Pessoas.

Dados recentes mostram que mais de 38% das vítimas são levadas para exploração sexual em ruas, bordéis, bares e rede hoteleira. Nesse caso, mulheres e meninas são as que mais sofrem com abusos e violência. Já as que são submetidas ao trabalho forçado em jornadas extenuantes com pouco ou nenhum retorno financeiro correspondem a 38% das pessoas traficadas, e 10% são levadas a cometer crimes como furtos e vendas de drogas. De acordo com a organização, o medo de represálias frequentemente impede as vítimas de buscarem ajuda.

Em 2024, a ONU escolheu como tema “Não deixe nenhuma criança para trás na luta contra o tráfico de pessoas.” Segundo o Relatório Global sobre Tráfico de Pessoas, um em cada três seres humanos traficados é uma criança. Na África subsaariana, no norte da África e na América Latina, o número é ainda maior. Mais da metade das vítimas são crianças. A ONU recomenda que os países empreendam esforços para reforçar a legislação, melhorar a aplicação da lei e alocar mais recursos para combater o tráfico de crianças.

Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Câmara outorga títulos de cidadão e homenageia profissionais e associações por contribuição ao desenvolvimento de Três Lagoas

Pessoas e entidades ligadas ao setor produtivo, serviços público e comunitários foram destacadas por propositura do vereador Fernando Jurado      Com o plenário lotado, a Câmara...

“Fuga alucinante” é transmitida ao vivo pelas redes sociais e termina com dupla presa por tráfico em Andradina

Perseguição policial terminou em Nova Independência e mobilizou equipes da Rocam e da Força Tática, onde ação foi acompanhada ao vivo por internautas.

Secretário de Administração fala sobre jornada reduzida de seis horas dos servidores em Três Lagoas

Jardel Matos explicou em entrevista à Caçula FM que o novo modelo visa ampliar o atendimento ao público até as 18h e melhorar a qualidade de vida dos servidores municipais, sem redução salarial.