19.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de junho, 2026

Reunião do Comitê Municipal de TL aborda novas estratégias contra o Aedes aegypti

A Prefeitura Municipal de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na quinta-feira, 25 de agosto, mais uma reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti. O encontro ocorreu na sede dos Servidores Públicos Municipais de Três Lagoas (SSPM).


A presidente do Comitê, Georgia Medeiros, responsável pelo setor de Entomologia, da SMS, abordou as atividades da pasta.
As diretorias da SMS, Vigilância em Saúde e Saneamento, incluindo os setores de Promoção da Saúde, Endemias, Vigilância de Saúde do Trabalhador também estavam presentes, juntamente com membros do Câmara Municipal, Ministério Público, Exército, Suzano, Corpo de Bombeiros, Academia Prolife e comunidade.


Durante a reunião, o Ministério Público sugeriu a implementação de monitoramento com armadilhas nos piscinões, estratégia que será iniciada em breve. Outro ponto destacado foi a importância de intensificar as ações de divulgação nos bairros mais carentes, focando em orientações educativas. O Exército solicitou informações sobre o descarte de eletrônicos e outros materiais, sendo informado sobre pontos específicos para descarte e campanhas futuras, como a campanha de outubro promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA).


Outras ações pontuadas, foram as do setor de Promoção da Saúde, incluindo blitz educativas, teatro de fantoches e a entrega de coleções entomológicas e malacológicas nas escolas.
O projeto Ouvitrampas, que abrange 353 residências, foi discutido, destacando as armadilhas em bueiros e a subsequente borrifação com termonebulizador realizada pelo setor de Endemias.


Também foram mencionados os trabalhos do laboratório de Entomologia e as visitas ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que contaram com a visita da Banda Marcial Cristo Redentor para atividades educativas.
Em relação às Endemias, foram elencadas ações como busca ativa, borrifação e visitas domiciliares. Houve menção ao trabalho realizado em casas fechadas pelas imobiliárias, manutenção de caçambas, bueiros, áreas alagadas e galerias. Apesar da situação controlada, com 1807 notificações registradas até a semana passada, a reunião do Comitê foi salientada a necessidade de constante vigilância. O próximo encontro do grupo será em agosto.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Misto vence Taveirópolis na estreia e marca retorno ao futebol profissional com vitória

O Misto Esporte Clube começou com o pé direito sua caminhada na Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Na noite desta segunda-feira (22), o Carcará...

Caminhoneiro é preso por embriaguez após causar acidente e fugir por mais de 10 quilômetros em Três Lagoas

Um caminhoneiro de 57 anos foi preso na tarde de domingo (21) em Três Lagoas após se envolver em um acidente de trânsito, fugir...

Eldorado Brasil e Prefeitura entregam agasalhos para crianças atendidas pelo CRASE

O último fim de semana foi marcado pelas baixas temperaturas em Três Lagoas. Mas, para muitas famílias, foi de acolhimento, solidariedade e calor humano....