31 C
Três Lagoas
terça-feira, 20 de maio, 2025

Ministério Público Federal pede R$ 86 mi de indenização a índios de MS

Geral – 11/11/2012 – 09:11

Ação pede reparação para comunidade Yvy katu, na cidade de Japorã. Processo está ajuizado contra a União e Funai pela desocupação em 1928. 

 

O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul entrou com umação contra a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) pedido R$ 86 milhões de indenização para a comunidade indígena Yvy katu, em Japorã, a 477 km de Campo Grande. O processo foi protocolado no dia 1º de agosto, mas divulgado pelo órgão nessa sexta-feira (9). 

Conforme o MPF, os indígenas foram expulsos de seu território tradicional durante o processo de colonização do estado que começou em 1928 e depois confinados em uma pequena área. Na época, segundo a assessoria do órgão, o Serviço de Proteção ao Índio (SPI), que antecedeu a Funai, foi o responsável pela retirada da comunidade de sua terra de origem.

Por isso, o valor pedido no processo seria referente a uma compensação por danos morais e materiais. A ação cita que houve violência contra os índios e que a demarcação teve demora de mais de um século pela União.

O cálculo da indenização foi feito com base na arrecadação anual da área de 9,4 mil hectares durante 84 anos, do ano em que começou a desocupação até 2012. O dinheiro deverá ser revertido em políticas públicas para os índios da Yvy Katu.

Fonte: G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Inscrições para o desfile de 110 anos de Três Lagoas encerram no dia 30

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), informa que continuam abertas as inscrições para as entidades...

Marianny Ribeiro conquista prata inédita no Campeonato Mundial de Muay Thai

Três Lagoas brilhou no cenário internacional das artes marciais com a conquista da jovem atleta Marianny Ribeiro, do CT Artes Marciais / Lutas Lycans...

TSE deve cancelar mais de 5 milhões de títulos por ausência nas eleições

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (20) que mais de 5,3 milhões de títulos de eleitor estão sujeitos ao cancelamento por ausência...