21.5 C
Três Lagoas
domingo, 11 de maio, 2025

Programas sociais para crianças e mães adolescentes

Cultura – 29/10/2012 – 15:10

Através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são oferecidas 410 vagas para atendimento nos Programas Colo de Mãe e Mãe Menina

Mães participaram do encerramento do Projeto de Educação Alimentar e Nutricional realizado nos CRAS

A Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, disponibiliza 410 vagas para atendimentos nos Programas Colo de Mãe e Mãe Menina.

Para atender aos seus usuários, a Secretaria de Assistência Social descentraliza os serviços com o trabalho das equipes dos quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS (Interlagos, São João, Vila Piloto e Ruth Filgueiras).

O CRAS é uma unidade pública estatal, estabelecida pela Política Nacional de Assistência Social, responsável pela oferta de serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, visando à orientação e o fortalecimento do convívio sócio familiar e comunitário, fomentando a independência econômica.

Sendo assim, os CRAS promovem Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre eles, o Programa Colo de Mãe (para crianças até seis anos) e o Programa Mãe Menina (para adolescentes de 12 a 18 anos).

Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são organizados por faixa etária com o objetivo de prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida e prevenindo a institucionalização e segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, além de oportunizar o acesso às informações sobre direitos e participação cidadã.

PROGRAMA COLO DE MÃE

O Programa Colo de Mãe tem como público alvo crianças até os seis anos de idade. A meta de atendimento dos quatro CRAS é de 350 crianças.

Esse programa social visa proporcionar ações de proteção, desenvolvimento das crianças e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, assegurar espaços de convívio familiar, comunitário e o desenvolvimento de relações de afetividade e sociabilidade, fortalecer a interação entre criança do mesmo ciclo etário, valorizar a cultura de famílias e comunidades locais pelo resgate de brinquedos e brincadeiras, promoção de vivências lúdicas e o fornecimento do kit nutricional auxiliando na alimentação da criança.

PROGRAMA MÃE MENINA

A meta de atendimento do Programa Mãe Menina é de 60 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos.

As ações desenvolvidas nesse programa social promovem momentos de integração entre as participantes por meio da troca de experiência, elevando a autoestima e a reflexão sobre as mudanças corporais e emocionais durante e pós a gestação. Também promovem o estreitamento dos vínculos familiares, comunitários e sociais através de intervenções direcionadas à família e ao bebê, além do fornecimento do kit natalidade, complementando o enxoval do bebê.

Fonte: Assecom / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Secretário de Administração de Três Lagoas é eleito secretário executivo do Fesmad

O Secretário Municipal de Administração da Prefeitura de Três Lagoas, Jardel Pauber Matos e Silva, foi eleito secretário executivo do Fórum Estadual das Secretarias...

Governo de Mato Grosso do Sul nomeia coordenadora estadual para Casa da Mulher Brasileira

Com vasta experiência à frente da pauta, Carla se diz honrada em integrar a equipe do Governo do Estado quando se inaugura um novo momento administrativo deste equipamento público através da gestão compartilhada.

Idosa cadeirante de 94 anos é deixada sozinha por cuidadora e pede ajuda a vizinhos em Três Lagoas

Caso mobilizou moradores e Polícia Militar na noite de sábado, 10. Abandono causou comoção e alerta sobre os cuidados com idosos.