27 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Veja dicas para a prova de redação do Enem

Educação – 24/10/2012 – 10:10

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai exigir do candidato o domínio da língua portuguesa, a compreensão do tema, a capacidade de organizar as ideias, a argumentação e a solução do aluno para o tema sugerido. Fugir ao tema é um dos motivos que pode levar os examinadores do Enem a dar nota zero para a redação do candidato.

A redação será feita no dia 4 de novembro, o segundo dia do Enem, junto com as provas de linguagens e matemática.

A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de “textos motivadores”, que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.

O G1 ouviu os professores de redação e português do site Descomplica, Rafael Cunha, e Miguel Veloso de Araújo, do cursinho pré-vestibular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para dar dicas aos candidatos. Confira:

Aumenta as chances de uma boa nota:

  • Cumprir as cinco competências exigidas pelo MEC (veja abaixo);

  • Ler com bastante atenção o tema proposto e as orientações;

  • Fundamentar opinião com explicações e argumentos;

  • Marcar as palavras ou fragmentos que indicam o posicionamento dos autores nos textos motivadores e refletir;

  • Estar por dentro das atualidades;

  • Prestar atenção na pontuação que também é avaliada.

Dá nota zero:

  • Fugir do tema;

  • Entregar a folha em branco ou escrever sete linhas ou menos;

  • Copiar textos trazidos na prova para subsidiar o tema;

  • Usar palavrões ou desenhos;

  • Desrespeitar os direitos humanos.

Outras dicas:

  • Capriche na letra, se ela não estiver legível, a correção fica comprometida;

  • O uso do lápis não é permitido, nem mesmo na redação;

  • Apesar do título ser facultativo e não contar pontos, se for bem feito pode ajudar a causar um bom impacto junto aos avaliadores;

  • Não tente enganar a banca e aumentar a letra ou o espaçamento entre as palavras para ganhar mais linhas no texto.

As competências

No ano passado, os candidatos tiveram de desenvolver uma dissertação sobre o tema “Viver em rede no século 21: os limites entre o público o privado”. O MEC divulgou no Guia do Participante algumas redações que tiveram a nota máxima, 1.000, pois cumpriram as exigências relativas às cinco competências. São elas:

1ª competência

Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita

2ª competência

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo

3ª competência

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

4ª competência

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação

5ª competência

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

Mudanças na correção

A partir deste ano, a redação será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

Veja ao lado aula de como organizar uma redação

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de “recurso de oficio”.

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Os resultados

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2011 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

O Inep diz que a utilização dos resultados individuais do Enem para fins de certificação, seleção, classificação ou premiação não é de responsabilidade do órgão, mas das entidades às quais os dados serão informados pelo candidato.

O Inep não fornecerá atestados, certificados ou certidões relativas à classificação ou nota dos candidatos. De acordo com a portaria publicada no “Diário Oficial”, a inscrição do participante implica a aceitação das disposições, diretrizes e procedimentos para a edição do Enem contidas no edital. Para os adultos submetidos a penas privativas de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas, que incluam privação de liberdade, haverá um edital para o processo de inscrição específico.

Fonte: Do G1 / Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...